Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB lança guia e jogos de tabuleiro voltados para comunidade acadêmica
Início do conteúdo da página
Lançamento

UFRB lança guia e jogos de tabuleiro voltados para comunidade acadêmica

Publicado: 20/04/17 11:23 | Última atualização: 20/04/17 13:10 | Acessos: 2842 | Postado por Fernanda Braga

A alegria de ingressar numa universidade muitas vezes vem acompanhada pela ansiedade em se ambientar a um novo cenário, novos colegas e outro ritmo de estudos. O estudante que acessa o Ensino Superior adquire maior autonomia, mas também responsabilidades. Para encarar esses primeiros passos com mais informação, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação, lançou nesta quarta-feira, dia 19, o Guia Viver UFRB.

Disponível no formato eletrônico, o Guia Viver UFRB pode ser acessado no endereço www.ufrb.edu.br/guiaufrb ou pelo Portal UFRB, no link Destaques. Nele, o estudante encontra informações rápidas e úteis para facilitar sua vida acadêmica. É possível acessar informações sobre programas de extensão, oportunidades de estágio, assistência estudantil, empréstimos na biblioteca, transporte intercampi, calendário acadêmico, cursos a distância e um “SOS” para dúvidas sobre outros espaços de atuação na universidade.

A pró-reitora de Graduação, Rita Dias, ressaltou a relevância dessa ação para a política de ensino da UFRB. “Isso reflete o que vimos defendendo como um dos pilares de nossa instituição, que é o de assegurar a permanência qualificada dos nossos estudantes e o seu êxito acadêmico, aqui entendido não apenas como o sucesso que se manifesta quantitativamente por meio de notas e avaliações, mas que ele tenha uma vivência acadêmica acolhedora e promotora das diferentes capacidades e competências técnico-científicas e humanas”, disse.

O Guia Viver UFRB substitui o Manual do Aluno no formato impresso, com objetivo de sanar limitações de circulação e acesso e dando continuidade ao projeto de sustentabilidade da UFRB. Outra novidade é que, além do site, há também a versão do aplicativo, disponível para smartphones com sistema Android na Google Play Store, sobre o título “Viver Universidade”. Trata-se de uma ação do Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico da PROGRAD, em parceria com a Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD).

Jogos de Tabuleiro - Na oportunidade do lançamento do Guia, a PROGRAD e a SEAD também apresentaram à comunidade acadêmica os jogos de tabuleiro, produzidos pelo Grupo de Tecnologia Engenharia, Robótica e Física (GTERF), que é formado por discentes e docentes da UFRB. Cada Centro de Ensino receberá um kit contendo 10 jogos, sendo eles Xadrez, Tangram, Dominó, Jogo da Velha, Trilhas, Torres de Hanói, Damas, Ludo, Ípsilon e Vektor.

O objetivo é promover momentos de entretenimento, estimular a interação social e o  desenvolvimento de funções ligadas às dimensões cognitivas, como explicou a pró-reitora Rita Dias. “O estudante passa boa parte de seu dia nas dependências da instituição. Essa é uma maneira de integrar a formação que já se faz em sala de aula. Os jogos de tabuleiro são jogos de desafio, que promovem um incremento na capacidade reflexiva, na inventividade e no raciocínio lógico”, destacou.

O reitor Silvio Soglia parabenizou todos os envolvidos e destacou que a iniciativa demonstra a capacidade de reação, de trabalho e de criatividade das equipes técnicas da UFRB para superar o atual momento que vive a universidade pública. “Estamos falando da atualização de um Guia para uma linguagem digital que hoje é fundamental para o diálogo com a nossa juventude. Por outro lado, estamos falando do resgate de jogos tradicionais, que vão estimular o contato e o convívio entre as pessoas”, disse.

Os jogos de tabuleiro também podem ser usados pelos servidores técnicos e docentes da UFRB. Cada Centro de Ensino terá autonomia para definir a unidade que será responsável pela guarda e mecanismo de empréstimo. 

Confira as fotos do lançamento:

registrado em:
Fim do conteúdo da página