Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB participa de lançamento de edital de fomento ao setor audiovisual da Bahia
Início do conteúdo da página
Externas

UFRB participa de lançamento de edital de fomento ao setor audiovisual da Bahia

Publicado: 18/05/17 14:28 | Última atualização: 19/05/17 17:25 | Acessos: 448 | Postado por Renato Luz

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participou do lançamento de um amplo edital de fomento ao setor audiovisual do estado da Bahia. O ato foi realizado por iniciativa do governador Rui Costa, em cerimônia aberta ao público, na última segunda-feira (15), no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador. A publicação do edital é resultado da captação do montante de R$ 20 milhões - maior volume de recursos em um único edital já conseguido junto à Agência Nacional de Cinema (Ancine) - para a produção de conteúdos audiovisuais inéditos sobre a Bahia e que serão exibidos na TVE. O Governo do Estado dará contrapartida no valor de R$ 820 mil, enquanto o restante será aportado pelo Fundo Setorial do Audiovisual. 

"Este é um momento singular na cultura baiana. É uma oportunidade que nosso audiovisual vai ter de fazer produção própria. É um orgulho e uma aposta. O edital é a possibilidade dos produtores baianos expressarem toda a criatividade e todo o talento nas telas", afirmou Rui. 

Na ocasião, o reitor Silvio Soglia destacou a importância do edital para o fortalecimento do setor de audiovisual da Bahia e se colocou à disposição do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) para a realização de oficinas de formação que orientarão a construção das propostas para a chamada pública.

Com inscrições abertas até 17 de julho, o edital incentiva e abre espaço para a produção de conteúdos autorais, com destaque para a pluralidade de temáticas, tocadas por diferentes grupos sociais. Uma seleção pública vai permitir a escolha de projetos, que devem ser apresentados por pessoa jurídica, sediada na Bahia e registrada na Ancine como produtora independente.

Os selecionados firmarão contrato para receber do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) o valor correspondente ao pré-licenciamento para exibição da obra na TVE. Os conteúdos produzidos podem envolver temas relativos a esportes, juventude, educação, mulheres, terceira idade, indígenas, afrodescendentes, agroecologia, turismo, LGBT, empreendedorismo, religiosidade, agricultura familiar, patrimônio e cultura regional.

Acesse o Edital Bahia na Tela.

Com informações da Secom-BA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página