Fechar
Página inicial Notícias Comissão de Ética da UFRB divulga orientações para pesquisas com animais
Orientações

Comissão de Ética da UFRB divulga orientações para pesquisas com animais

22/05/17 15:58 , 22/05/17 15:58 | 1263

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou dois novos documentos para orientar os pesquisadores no preenchimento e submissão dos protocolos de pesquisa. Com o objetivo de agilizar a tramitação dos processos, a comissão publicou orientações para cálculo e justificativa do número de repetições e do tamanho amostral em pesquisas com animais.

Nas orientações são considerados não só para o bem estar dos animais submetidos à experimentação, mas também a redução do número de unidades experimentais ao mínimo necessário para a obtenção de resultados, juntamente com o refinamento e a substituição, quando possível. O documento apresenta as principais dúvidas no preenchimento do formulário da CEUA quanto ao procedimento de amostragem, em especial no item “planejamento estatístico e delineamento experimental”.

A CEUA estabeleceu ainda a apresentação de documento de origem para animais utilizados em ensino, experimentação e/ou projetos no âmbito da UFRB e com origem externa aos semoventes que a instituição mantém. Serão exigidas cumulativamente ou alternativamente declarações específicas para uso de animais de produção, animais do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV) e animais da flora silvestre. As documentações deverão fornecer todas as informações indispensáveis para assegurar a execução das atividades de acordo com as normas vigentes.

Confira as orientações para o planejamento amostral e os documentos de origem exigidos.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/ceua

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!