Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Egressos da UFRB promovem I Simpósio de Agricultura Ecológica da Bahia
Início do conteúdo da página
Evento

Egressos da UFRB promovem I Simpósio de Agricultura Ecológica da Bahia

Publicado: 12/06/17 10:15 | Última atualização: 12/06/17 10:16 | Acessos: 1085 | Postado por Fernanda Braga

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sediou nos dias 25 e 26 de maio, em seu campus de Cruz das Almas, o I Simpósio de Agricultura Ecológica da Bahia. O evento, coordenado por egressos do curso de Agroecologia da turma de 2010, colocou em pauta o tema “Novas perspectivas ecológicas – Componentes de uma Produção Consciente”.

A conferência de abertura ficou por conta do pesquisador José Maria Gusman, da Embrapa Meio Ambiente (São Paulo), que debateu “Perspectivas e riscos à produção ecológica”. Na programação, foram ofertados minicursos, fóruns de discussão e palestras com profissionais consagrados na área, a exemplo da suíça Marsha Hanzi, uma das homenageadas pelos organizadores do evento em reconhecimento ao seu trabalho com permacultura e agricultura de base ecológica na Bahia.

O simpósio disponibilizou ainda espaço com feira agroecológica, um oferecimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cruz das Almas (SEAMA), e stand de atendimento ao produtor, por parte dos técnicos do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar no Território do Recôncavo (SETAF). Em paralelo, foram realizados a II EXPOSOLOS, o III Seminário de Agroecologia do Território do Recôncavo Baiano e a XIII Semana Nacional de Alimentos Orgânicos.

“Superamos todas as expectativas. Saímos do evento com novas e importantes parcerias firmadas e a certeza de que demos um importante salto nas discussões sobre agricultura de base ecológica”, avaliou Fabiane Dias, coordenadora geral do Simpósio. Para Samara Gomes, também egressa do curso Agroecologia da UFRB e uma das participantes do evento, a promoção e a repercussão do Simpósio demonstram a consolidação da agricultura ecológica, principalmente na Bahia, e a disseminação desses conhecimentos pelo mundo.

O Simpósio recebeu pesquisadores, técnicos e estudantes de diferentes instituições nacionais e internacionais. Durante o evento, os organizadores também realizam uma homenagem ao ex-coordenador do curso de Agroecologia da UFRB, professor Daniel de Castro, que organizou o primeiro seminário científico da área no território do Recôncavo da Bahia em 2012.

Programação científica - Foi premiado com o troféu Marsha Hanzi de Agricultura Ecológica o trabalho “Efeito dos Preparados Homeopáticos Silicea 30 CH e Equisetum 16 CH no Crescimento e na Produção de Óleo Essencial de Ocimum gratissimum L.”, de autoria de Rovier Verdi, estudante de pós-graduação da UDESC (Santa Catarina), e co-autoria de Felipe Sampaio, estudante de Engenharia Florestal da UFRB.

O troféu Marsha Hanzi foi um oferecimento do grupo de pesquisa “Orgânicos: Sabor sem veneno” como um incentivo à pesquisa em agricultura de base ecológica. Todos os trabalhos apresentados durante o evento serão publicados na revista Scientific Eletronic Archives, classificada com Qualis B4.

Apoio institucional - O Simpósio contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do SETAF no Território do Recôncavo, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e das Prefeituras Municipais de Cruz das Almas e Governador Mangabeira.

Mais informações: www.saecba.com.

registrado em:
Fim do conteúdo da página