Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB promove ensino a distância em 14 municípios da Bahia
Início do conteúdo da página
EAD

UFRB promove ensino a distância em 14 municípios da Bahia

Publicado: 16/06/17 15:20 | Última atualização: 17/06/17 18:55 | Acessos: 4263 | Postado por Renato Luz

A Educação a Distância (EaD) promovida pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) atingiu a marca de 14 polos no interior da Bahia. A universidade ingressou no sistema EaD em 2015 com a oferta do curso de Licenciatura em Matemática em sete polos credenciados ao Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Quatro desses polos foram induzidos pela própria universidade nos municípios de Ipirá, Rio Real, Teodoro Sampaio e Sapeaçu através da Superintendência de Educação a Distância (SEAD), setor responsável pelo suporte e apoio às unidades que visam a oferecer cursos na modalidade EaD.

Agora em 2017, a UFRB ofertou os cursos de especialização em Mineração e Meio Ambiente e Gestão em Saúde, oferecendo 500 vagas em 11 polos espalhados pelos territórios da Bahia.  Os cursos são vinculados ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), respectivamente.

Segundo o professor Ariston Cardoso, superintendente da SEAD, a UFRB já dispõe de mais de mil matrículas de discentes na modalidade EaD, representando 10% do total de matrículas efetuadas na instituição. “Os números são o resultado de um esforço da UFRB em garantir a expansão da oferta dos cursos e a interiorização de programas de educação superior no país através do uso das tecnologias educacionais. Para a UFRB é fundamental essa expansão uma vez que nos localizamos no interior da Bahia e temos esse compromisso de promover a interiorização do ensino superior gratuito e de qualidade nos territórios da Bahia”, disse.

Como metas para 2017, ele acrescenta a possibilidade da oferta de pelo menos um curso de pós-graduação na modalidade EaD por cada um dos Centros de Ensino da UFRB. “Contamos com uma equipe multidisciplinar com representante de cada centro e temos no horizonte a previsão de mais um Edital nacional voltado para a formação de professores e administração pública no qual buscaremos ser contemplados”, comenta.  Ainda segundo Ariston, a participação da UFRB no Fórum de Instituições Públicas de Ensino Superior da Bahia, representadas pelo consórcio Universidade Virtual da Bahia (UVB), permitirá elaboração de estratégia de mobilidade estudantil, além da reoferta de disciplinas, compartilhamento de videoaulas, dentre outras possibilidades.

As turmas de pós-graduação tiveram início no fim de março por meio da internet, com encontros presenciais mensais para discussões, orientações e avaliações nos pólos. No último dia 10, foi realizado o encontro presencial dos discentes do curso de Mineração e Meio Ambiente no qual foram realizadas atividades dos componentes curriculares de Legislação Ambiental Aplicada à Mineração e Mineração e Dinâmica da Paisagem.

Expansão - A expansão dos cursos em EaD foi possível através de proposta contemplada no edital 075/2014 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da UAB, que possibilitou dar a partida na interiorização da EaD. O UAB é um sistema integrado por universidades públicas que buscam ofertar o ensino superior para camadas da população com difícil acesso à educação num modo mais convencional.

A escolha e definição dos polos são fruto da articulação entre a UFRB, a Capes e os municípios. Gerenciados pela Capes, os polos têm como mantenedor a prefeitura municipal ou o governo do Estado. Para receber um curso, o polo deve ter a infraestrutura adequada, como computador e internet. Sediados em municípios com estruturas e perfis muito diversos, alguns polos estão em locais que sequer possuem instituição de ensino superior na cidade ou território identidade.

A UFRB hoje dispõe de polos presenciais nos municípios de: Campo Formoso, Seabra, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista, Amargosa, Ilhéus, Conceição do Coité, Ipirá, Jequié, Rio Real, Sapeaçu, Itabuna, Macaúbas e Simões Filho.

Educação Continuada - A UFRB foi a primeira instituição pública no estado da Bahia a ofertar os cursos de Educação Continuada sem Tutoria, também conhecidos como MOOCs (Massive Open Online Course), em tradução: Curso Online Aberto e Massivo. Os cursos de Educação Continuada sem tutoria da UFRB já alcançaram a marca de mais de 41 mil inscritos e atualmente, são ofertados dez cursos gratuitos e abertos a toda comunidade em diversas áreas.

Mais informações na página da Sead: https://ufrb.edu.br/ead

registrado em:
Fim do conteúdo da página