Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Reitor se reúne com bancada federal baiana para tratar de apoio orçamentário à UFRB
Início do conteúdo da página
Agenda

Reitor se reúne com bancada federal baiana para tratar de apoio orçamentário à UFRB

Publicado: 10/08/17 18:23 | Última atualização: 11/08/17 11:11 | Acessos: 1784 | Postado por César Velame

Um café da manhã realizado nesta quarta-feira, 09 de agosto, em Brasília, reuniu o reitor Silvio Soglia com os parlamentares da bancada baiana na Câmara Federal para apresentar os dados do Perfil dos Estudantes de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), publicados em comemoração aos 12 anos da instituição. No encontro, realizado com o apoio da coordenação da bancada e a representação da governadoria em Brasília, foram discutidas as reduções orçamentárias que impactam o funcionamento da universidade. O apoio orçamentário para a UFRB através de emendas parlamentares também foi pauta do encontro.

“Ao longo de sua trajetória, a primeira universidade federal do interior da Bahia é marcada por conquistas no ensino, na pesquisa, na extensão e, principalmente, em sua política de inclusão social”, destacou Soglia. A universidade possui nota 4 no Índice Geral de Cursos e tem alto índice de inclusão de negros e pessoas de baixa renda no ensino superior, pois 83,4% de seus estudantes são autodeclarados negros e 82% são oriundos de famílias com renda total de até um salário mínimo e meio.

De acordo com a reitoria, a UFRB vem sofrendo contingenciamento desde 2014. Em 2017, em um comparativo com os anos anteriores, o orçamento da UFRB sofreu uma redução de 29,3% em seu valor total. A situação tem afetado as atividades acadêmicas e impedido a conclusão de projetos previstos e em andamento, como a consolidação dos novos campi e obras estruturantes a exemplo dos restaurantes universitários dos centros de ensino.

Os prefeitos presentes, Orlando Peixoto de Cruz das Almas, Júlio Pinheiro de Amargosa, Flaviano Bonfim de Santo Amaro e Rogério Andrade de Santo Antônio de Jesus, destacaram os impactos da UFRB na promoção do desenvolvimento regional, testemunho ratificado pelos parlamentares que ressaltaram a importância das instituições federais de ensino superior para o desenvolvimento da Bahia.

Diante do cenário de contingenciamentos que atinge as instituições federais de ensino de todo o país, o reitor propôs a destinação de emendas parlamentares para garantir a continuidade do projeto da UFRB e o fortalecimento da educação pública, gratuita e de excelência. Pela tarde, ele visitou os gabinetes para apresentação detalhada da proposta. O coordenador da bancada, deputado Félix Mendonça, se comprometeu em agendar nova reunião com os deputados para tratar das universidades baianas. O senador Otto Alencar e o relator-geral da proposta orçamentária, deputado federal Cacá Leão, firmaram compromisso com os pleitos da universidade e da educação superior.

A reunião contou com a presença dos parlamentares Félix Mendonça Júnior, Alice Portugal, Nelson Pellegrino, Luis Caetano, Daniel Almeida, Jorge Solla, Mário Negromonte Jr., Valmir Assunção, Cláudio Cajado, José Rocha, Bebeto, representantes do mandato do deputado Márcio Marinho, além da senadora Lídice da Mata.

Também estiveram presentes no encontro o secretário executivo da Andifes Gustavo Balduino e o representante da governadoria da Bahia, Guilherme Menezes. O reitor foi acompanhado pela pró-reitora de extensão, Tatiana Velloso, o pró-reitor de planejamento, José Mascarenhas e os assessores Valdiria Rocha e César Velame.

registrado em:
Fim do conteúdo da página