Fechar
Página inicial Notícias UFRB assina dupla diplomação em Agronomia com Instituto Politécnico de Bragança
Convênio

UFRB assina dupla diplomação em Agronomia com Instituto Politécnico de Bragança

16/08/17 14:36 , 16/08/17 19:37 | 4489
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia assinou nesta terça-feira, 15, o seu primeiro Programa de Dupla Diplomação na área de Engenharia Agronômica. O acordo envolve o Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), campus em Cruz das Almas, e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

O programa prevê que estudantes do curso de Agronomia da UFRB possam obter, além do diploma da graduação, o diploma de mestre em Agroecologia pelo IPB. Os interessados devem ter integralizado até o 7º período do curso, equivalentes à conclusão de 210 créditos no Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS). O convênio também oferece aos estudantes do IPB a possibilidade de estudar na UFRB e obter o diploma de graduação em Engenharia Agronômica.

Participaram da assinatura do termo o reitor da UFRB, Silvio Soglia; a superintendente de Assuntos Internacionais, Ana Fermino; o diretor do CCAAB, Elvis Vieira; a coordenadora do curso de Agronomia, Maria da Conceição Soglia; o vice-coordenador e presidente do Núcleo Docente Estruturante do curso de Agronomia, Oldair Costa, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias do IPB, José Alberto Pereira.

Durante o Seminário sobre Internacionalização com Foco na Pesquisa e Pós-Graduação, a superintendente Ana Fermino anunciou que já existe proposta semelhante sendo formalizada com o IPB para o curso de Zootecnia e dois cursos de Engenharia do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).

“A dupla diplomação possibilita mais do que a mobilidade de estudantes, promove uma cooperação mais profunda entre as instituições parceiras, não apenas da área acadêmica, mas também na pesquisa e possibilita a partilha de boas-práticas na internacionalização, no reconhecimento e impacto das suas formações”, disse o vice-presidente do IPB, Luís Pais, em visita à UFRB em 2016, durante os debates da proposta que possibilitaram a assinatura do termo.

Convênio UFRB e IPB: firmado pela primeira vez em 2008 e renovado neste ano, o protocolo de intenções entre as duas instituições tem por objetivo promover e fomentar atividades acadêmicas, científicas e culturais através de colaboração no ensino, na pesquisa e na extensão.

Há ainda um termo aditivo que viabiliza a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em atividade de intercâmbio. Cada instituição pode enviar para a universidade parceira até dois estudantes por semestre, para cursos correlatos. As universidades se comprometem, pelo acordo, a garantir alojamento e alimentação em restaurante universitário durante o período de funcionamento dos mesmos, nas respectivas instituições.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!