Fechar
Página inicial Notícias Discentes da UFRB iniciam Programa de Dupla Diplomação de Agronomia no IPB
Internacionalização

Discentes da UFRB iniciam Programa de Dupla Diplomação de Agronomia no IPB

21/03/18 09:26 , 21/03/18 09:33 | 2360
imagem sem descrição.

Os primeiros estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) selecionados para o Programa de Dupla Diplomação na área de Engenharia Agronômica já estão no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Renecleide Viana, Kayque Ramon e Gilcimar Candeias iniciaram as atividades do programa no mês de fevereiro e devem permanecer na instituição estrangeira no mínimo um ano, quando passam a obter o duplo diploma de graduação em Agronomia pela UFRB e mestrado em Agroecologia pelo IPB.

Os estudantes foram recebidos na Escola Superior Agrária, em Bragança, por uma turma de brasileiros que organizou a confraternização de boas vindas. Agora, estão tendo os primeiros contatos com as atividades do curso. “Já estamos assistindo aulas das Unidades Curriculares (UC) previamente definidas no nosso Plano de Estudos. E, essa semana, iniciamos as aulas do curso de idiomas que nos inscrevemos. Eu irei começar o curso de Inglês”, relata Renecleide. Ela explica que essa fase é de adaptação ao Mestrado e definição dos orientadores para então iniciar a dissertação, que, no seu caso, será na área de Manejo do Solo.

“Atualmente, estou fazendo estágio no laboratório de solos e posteriormente irei realizar alguns experimentos em campo para encaminhar o desenvolvimento da minha dissertação”, diz Kayque. Essa é sua primeira experiência de mobilidade internacional e a primeira viagem ao exterior. Segundo o estudante, a palavra que resume a sua estadia em Portugal é gratidão. “É uma oportunidade única de ganhar destaque no mercado de trabalho. Sinto necessidade, como discente, de estar envolvido em ações que promovam minha qualificação profissional e ser inserido nesses espaços de ensino-aprendizagem, pois o fazer acadêmico não se resume a estar numa sala de aula”, opina.

Renecleide já passou por uma experiência anterior de mobilidade internacional. Ela participou do programa CAPES/BRAFAGRI e cursou dois semestres de seu curso na Bordeaux Sciences Agro, da École Nationale Supérieure des Sciences Agronomiques, na França. “Aqui em Portugal está sendo uma experiência tão enriquecedora quanto foi na França, mas ao mesmo tempo totalmente diferente, com novas descobertas, perspectivas, ambições. A oportunidade de ser um aluno de pós graduação em outro país é algo transformador, que vem com uma carga enorme de responsabilidade e que nos permite ter a autonomia e iniciativa de buscar o que queremos”, diz.

Em sua área de atuação, ela acredita que essa oportunidade permite ter uma visão holística do que representa a agricultura, impulsionando a expressar ao máximo as competências como profissional das ciências agrárias e isso é um diferencial no mercado de trabalho. Sobre o programa, a estudante deseja que continue dando bons resultados. “É um projeto novo da UFRB. Espero que seja a primeira de muitas outras experiências e seja tão maravilhoso para os próximos quanto está sendo para nós”, pontua Renecleide

Dupla Diplomação - A UFRB assinou em agosto de 2017 o seu primeiro Programa de Dupla Diplomação na área de Engenharia Agronômica. O acordo envolve o Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), campus em Cruz das Almas, e a Escola Superior Agrária do IPB, em Portugal. O convênio também oferece aos estudantes do IPB a possibilidade de estudar na UFRB e obter o diploma de graduação em Agronomia.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!