Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB divulga seleção dos programas de pós-graduação para ingresso em 2019.1
Início do conteúdo da página
Pós-Graduação

UFRB divulga seleção dos programas de pós-graduação para ingresso em 2019.1

Publicado: 10/10/18 10:00 | Última atualização: 10/10/18 10:11 | Acessos: 7937 | Postado por Fernanda Braga

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que está com inscrições abertas para o processo seletivo regular dos cursos de pós-graduação stricto sensu para ingresso no semestre 2019.1. Ao todo, são ofertadas 179 vagas para os cursos de mestrado e 13 vagas para os cursos de doutorado.

As oportunidades são para os programas em Ciência Animal (16 vagas/Mestrado), Ciências Agrárias (8 vagas/Mestrado e 7 vagas/Doutorado), Ciências Sociais (16 vagas/Mestrado), Comunicação (16 vagas/Mestrado), Defesa Agropecuária (17 vagas/Mestrado), Educação do Campo (20 vagas/Mestrado), Engenharia Agrícola (6 vagas/Mestrado e 6 vagas/Doutorado), Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (20 vagas/Mestrado), História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (20 vagas/Mestrado), Microbiologia Agrícola (14 vagas/Mestrado), Recursos Genéticos Vegetais (16 vagas/Mestrado) e Solos e Qualidade de Ecossistemas (10 vagas/Mestrado).

As inscrições estão abertas até o dia 09 de novembro, nos locais indicados nos respectivos editais. Para o programa de pós-graduação em Comunicação, as inscrições se encerram em 26 de outubro. Para o de Ciências Sociais, as inscrições vão até 29 de outubro. E para os programas em Educação no Campo e Solos e Qualidade de Ecossistemas, a data final de inscrições é 05 de novembro.

As inscrições serão realizadas pessoalmente, nos locais indicados nos editais, ou exclusivamente via postal (SEDEX), sendo que a data de postagem não pode exceder o prazo final das inscrições.

A taxa de inscrição é no valor de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) para os cursos de mestrado e R$ 75,00 (setenta e cinco reais) para os cursos de doutorado. Os critérios de seleção envolvem análise da documentação exigida, provas escrita, oral e de línguas estrangeiras e defesa de um projeto de pesquisa.

Política de cotas – De acordo com a Resolução CONSUNI Nº 02/2009, são reservados, no mínimo, 10% das vagas em cada programa de pós-graduação da UFRB para servidores técnicos administrativos do quadro efetivo da instituição, desde que atendam aos requisitos de mérito estabelecidos nos editais.

A partir deste ano, os processos seletivos para os cursos de pós-graduação da UFRB também contemplam a política de cotas para o acesso de estudantes negros, quilombolas, indígenas, pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis) e pessoas com deficiência, de acordo com a Resolução CONAC Nº 033/2018.

Mais informações estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e nos sites dos respectivos programas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página