Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB debate energia solar em Feira de Santana na Semana do Empreendedorismo
Início do conteúdo da página
Evento

UFRB debate energia solar em Feira de Santana na Semana do Empreendedorismo

Publicado: 08/11/18 16:41 | Última atualização: 13/11/18 09:16 | Acessos: 403 | Postado por Fernanda Braga

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do seu Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), promoveu nesta quarta-feira, dia 07 de novembro, o II Seminário de Empreendedorismo Social e Sustentabilidade: Feira 2030 – Cidade 4.0, com o tema “Energia Solar como Fator de Desenvolvimento”.

O evento integrou parte da programação da Semana Global de Empreendedorismo 2018, que acontece de 05 a 11 de novembro, no Auditório Espaço Cultural SESI, em Feira de Santana, e contou com a parceria do Programa Feira Empreende, da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Integração Inovação e Projetos. O objetivo foi debater estratégias institucionais integradas no sentido de potencializar novos negócios e o empreendedorismo.

Na abertura do Seminário foi exibido um vídeo institucional para marcar o lançamento dos novos cursos da UFRB em Feira de Santana. A diretora Susana Pimentel apresentou os cursos de Engenharia de Energias, de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, de Materiais, de Produção e Tecnologia em Alimentos. Na ocasião, o reitor Silvio Soglia assinou termo de cooperação técnica com empresa ANPTEC Engenharia e Projetos visando o desenvolvimento de projetos e pesquisas na área da energia solar.

Em seguida, ele compôs a mesa de abertura ao lado do secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, Antônio Carlos Borges Júnior, e do empresário João Baptista Ferreira, líder do Programa Feira Empreende. Baptista apresentou as metas do programa e falou do papel das instituições educacionais. “Quase todas as faculdades e cursos técnicos estão incluídos como parceiros, porque nós entendemos que tudo que quisermos fazer na cidade será por meio da educação”, disse.

O reitor Silvio Soglia destacou que a UFRB tem sido parceira de todos os municípios em que se encontra, uma vez que se trata de “um projeto de educação que ultrapassa limites partidários, federativos e institucionais”. Para ele, isso cria a oportunidade de dialogar e traçar mecanismos de atuação voltados ao desenvolvimento social e econômico destas regiões. “Temos muito potencial para empreender e precisamos estimular nossos estudantes para isso”, defendeu.

Na opinião do secretário Antônio Carlos Borges Júnior, a cidade de Feira de Santana começa a se encontrar tendo em vista objetivos maiores. “Quando vimos um evento aqui repleto de especialistas, que muitas vezes vão para fora debater o que é melhor para a cidade, é um presente que o município recebe. Estamos dando uma oportunidade a nós mesmos de descobrir o nosso caminho e numa temática que é universal”, disse, referindo-se ao tema do Seminário, a questão da Energia Solar.

Mesa Redonda – Na segunda parte do evento, as discussões giraram em torno do potencial da região para a produção de energia solar, considerado um dos pilares do projeto estratégico para Feira de Santana até o ano 2030. O professor Luciano Hocevar da UFRB foi o mediador da mesa redonda e ressaltou que a cidade, por estar localizada em um ponto favorável de irradiação solar, é foco de pesquisas para o uso desse recurso natural.

Também participaram do debate o professor da UFRB, Jadiel Pereira, que falou sobre os “Desafios da implantação e o potencial da Energia Solar”; a engenheira da Coelba, Marcella Brayner, que tratou da “Integração entre o sistema convencional e o sistema de geração de energia solar”; o engenheiro da ANPTEC, André Lima, que abordou “Projetos e Investimentos em Energia Solar”; o diretor do Banco do Nordeste, José Herculano Sobrinho, que apresentou as “Linhas de financiamento de projetos para fomento da energia solar” e o engenheiro da Miguel Amorim Engenharia, Francisco Neto, com o tema “Energia Solar – conceitos, benefícios e equação financeira”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página