Ir direto para menu de acessibilidade. huluhub.com
Portal do Governo Brasileiro
sincan escortlucy cat Mia Khalifa pornos guckenstormy daniels pornankara escortpendik escortantalya escort
Página inicial > Notícias > Grupo da UFRB publica livro sobre atividade física e alimentação saudável na escola
Início do conteúdo da página
Publicação

Grupo da UFRB publica livro sobre atividade física e alimentação saudável na escola

Professores e estudantes participaram da construção da obra que relata experiências do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde.
17/06/19 11:20 | 17/06/19 11:24 | 1171

Os professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Teresa Maria Bianchini de Quadros, Alex Pinheiro Gordia e Vanessa Barbosa Facina, acabam de publicar o livro “Atividade Física e Alimentação Saudável na Escola: Um Programa de Educação para a Saúde” pela Phorte Editora. Também participaram da construção do livro nove estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Nutrição da Universidade.

O livro de 304 páginas relata as experiências de dois anos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) intitulado “Promoção da Saúde do Escolar”, realizado em Amargosa, Bahia. O intuito do programa foi contribuir para a formação integral de crianças e de adolescentes estudantes da rede pública de ensino do município de Amargosa por meio de ações de promoção, de prevenção e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno crescimento/desenvolvimento de indivíduos nessa faixa etária.

O livro é composto por três partes com um total de 16 capítulos. A Parte 1 é sobre “A promoção da saúde do escolar e o trabalho interdisciplinar” e está estruturada em dez capítulos, que têm por objetivo apresentar os planos de trabalho das dez oficinas realizadas com os escolares. Na Parte 2, “Envolvendo a comunidade escolar em ações de promoção da saúde”, estruturada em três capítulos, os autores apresentam estratégias que visam facilitar a ação de pais, merendeiras e professoras como agentes promotores da saúde do escolar. A Parte 3 refere-se aos “Relatos de experiência” de petianos, gestores, diretores, coordenação pedagógica e professores de escolas que participaram do programa e foi estruturada em três capítulos que apresentam a percepção dos atores envolvidos no PET Promoção da Saúde do Escolar, com foco na avaliação geral do programa.

A professora Teresa Quadros explica que a escola é um espaço institucional de convivência social, que acolhe o escolar durante relevante parte de sua vida, com grande potencial para influenciar na adoção de modos de vida mais saudáveis. “Os escolares, quando bem informados, podem ser multiplicadores e estimular mudanças em suas famílias, fomentando novos hábitos alimentares e de atividade física. Com base nesse contexto, acreditamos que um programa de intervenção interdisciplinar, com foco no aumento da prática de atividade física, na diminuição do comportamento sedentário e na adoção de hábitos alimentares saudáveis, desenvolvido na escola, tenha sido a combinação ideal para a realização das atividades do PET Promoção da Saúde do Escolar”, afirma a professora.

Os autores também reforçam a importância de ações como o PET-Saúde para promoção da saúde da população e para a formação inicial e continuada de estudantes de graduação e profissionais da área da saúde. O Programa tem o auxílio financeiro Ministério da Saúde, disponibilizado por meio de bolsas de estudos, que possibilitou o desenvolvimento do trabalho em Amargosa e a construção da obra. “O livro contribui para preencher uma importante lacuna da literatura sobre como planejar e desenvolver um programa de educação para saúde no ambiente escolar, com ênfase na prática de atividade física e na alimentação saudável”, diz Teresa.

Os autores

Teresa Maria Bianchini de Quadros é Doutora em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está lotada no Centro de Formação de Professores, atuando principalmente no curso de Licenciatura em Educação Física. É líder do Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Antropometria, Saúde e Qualidade de Vida.

Alex Pinheiro Gordia é Doutor em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está lotado no Centro de Formação de Professores, atuando principalmente no curso de Licenciatura em Educação Física. É líder do Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Antropometria, Saúde e Qualidade de Vida.

Vanessa Barbosa Facina é Doutoranda em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestra em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). É professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está lotada no Centro de Ciências da Saúde, atuando principalmente no curso de Bacharelado em Nutrição.

Mais informações e o acesso à obra completa podem ser obtidos no site da Phorte Editora.

registrado em:
Fim do conteúdo da página