Início

Pós-Graduação em Sociedade, Inovação e Tecnologia Social

Apresentação

A proposta do curso de pós-graduação lato sensu Sociedade, Inovação e Tecnologia Social objetiva promover a formação de profissionais (gestores públicos, assessores, técnicos, dirigentes e lideranças de Empreendimentos Econômicos Solidários e de outras experiências coletivas) para atuar no processo de inovação, fomento, desenvolvimento, disponibilização e apropriação de Tecnologias Sociais, contribuindo para a construção de uma sociedade sustentável. Apesar dos avanços em termos de formulação de políticas, formação de redes sociais e concessão de financiamentos direcionados ao fortalecimento de inovações em TS no país e no Estado da Bahia nos últimos anos, percebe-se ainda uma considerável carência de profissionais com formação adequada para atuar nesta área. Ou seja, há uma necessidade, tanto em nível estadual quanto nacional, de formar especialistas habilitados em gerir projetos de gestão de inovações tecnológicas sociais, atuar na formulação, gestão e fomento de políticas públicas de TS e que saibam compreender e avaliar criticamente a relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Neste sentido, a implementação do curso responde a essa demanda por capacitação de profissionais para atuarem na área de inovação e tecnologia social.

Estrutura do Curso

Duração: 18 Meses

Período de Realização: 04/2011 a 09/2012

Carga Horária: 567 Horas

Vagas: 30

 

Funcionamento:

O curso se concretizará através da articulação de duas universidades: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (Cruz das Almas) e Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (Feira de Santana) e suas atividades serão realizadas no espaço físico das duas instituições.

Calendário das Atividades:

Sexta-feira

08:00 - 12:00 • Formação teórico-metodológica (tempo-escola)

13:00 - 17:00 • Formação teórico-metodológica (tempo-escola)

18:00 - 22:00 • Atividades extra-curriculares

Sábado

08:00 - 12:00 • Formação teórico-metodológica (tempo-escola)

13:00 - 16:00 • Formação teórico-metodológica (tempo-escola)

17:00 - 20:00 • Atividades extra-curriculares

Integralização do Currículo:

A avaliação do curso será feita com base em freqüência/participação e apresentação de trabalhos relativos a cada disciplina, a serem orientados pelo corpo docente. Espera-se dos estudantes o cumprimento das atividades curriculares e complementares para que possam receber o título de especialista lato sensu em Sociedade, Inovação e Tecnologia Social. Aos desenvolvedores de tecnologias sociais será creditado o certificado de aluno ouvinte. Para a conclusão do curso é obrigatória a elaboração do TCC vinculado à área de especialização.

 

 

Público-Alvo

 

Profissionais de nível superior que atuam ou desejam atuar como gestores públicos, assessores ou técnicos de empreendimentos econômicos solidários e de outras experiências coletivas na temática da inovação e da tecnologia social.

Objetivo Geral

O curso busca promover a formação de profissionais (gestores públicos, assessores, técnicos, dirigentes e lideranças de EES e de outras experiências coletivas) para atuar no processo de inovação, fomento, desenvolvimento, disponibilização e apropriação de Tecnologias Sociais, contribuindo para a construção de uma sociedade sustentável.

 

Coordenação

Prof.ª Dr.ª Alessandra B. Azevedo

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Reitoria – Sala do Curso de Especialização Sociedade, Inovação e Tecnologia Social, Rua Rui Barbosa, 710, Centro, 44380-000. Cruz das Almas - Ba