O Diálogo com @ Pesquisador(a) terá a Profa. Camila Moraes Wichers

19575074 10155581618128010 2441157954147907090 o1

Museologia e Arqueologia academicamente referenciadas e socialmente engajadas serão os temas do Diálogo com @ Pesquisador(a). Dessa vez, a convidada é Camila Azevedo de Moraes Wichers, Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG). Camila é Graduada em História pela USP, Mestre e Doutora em Arqueologia pela USP e Doutorado em Museologia pela ULHT. Suas pesquisas tem focado nos processos de identificação e de preservação do patrimônio cultural e arqueológico, por meio do diálogo com a Sociomuseologia. Tem especial interesse nas práticas arqueológicas partilhadas e nos processos comunitários de musealização, articulando temas como gênero, raça, sexualidade, classe e outros marcadores sociais da diferença; tem como inspiração para a produção acadêmica as epistemologias feministas, visando a construção de experiências pautadas na interculturalidade e na decolonidalidade. O diálogo ocorrerá no dia 11 de novembro de 2019, segunda feira, às 17 horas, na sala 5 da Fundação Hansen Bahia.

O Prof. Carlos Costa (PPGap/UFRB) ressalta as qualidades da convidada: “Camila é uma pesquisadora do tempo presente. De um lado, tem uma formação acadêmica sólida, uma produção científica de excelência e uma atuação universitária de alto nível. De outro, é uma pessoa muito especial, uma mulher forte, aguerrida e com sangue nordestino, sempre muito antenada e sensível às demandas sociais, daquelas que fazem os trabalhos de Arqueologia e de Museologia terem sentido para a vida cotidiana. Vale muito a pena ouvi-la e partilhar das suas experiências”.

‘Diálogo com @ pesquisador(a)’ é uma atividade de extensão do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap), que tem como objetivo aproximar pesquisadores/as experientes, com uma trajetória consolidada, das/os pesquisadores/as em processo de formação, sejam da graduação ou da pós-graduação, e proporcionar um bate papo a partir da carreira específica da/o convidada/o, para que as/os participantes possam tirar suas dúvidas, apresentar seus anseios, desmistificar o ato de pesquisar, humanizar e tornar simétricas as relações científicas