Esquema da oferta do curso

A matriz curricular do PPGAap é orientada para 2 concentrações: Arqueologia e Patrimônio Cultural. A carga horária, os créditos, as atividades curriculares e o trabalho de conclusão são organizados para auxiliar o percurso do mestrando na concentração escolhida. Cada crédito de disciplina teórica equivale a 17 h, e de prática 34 h.

Existem disciplinas obrigatórias para todos os mestrandos, obrigatórias para os mestrandos de cada concentração e optativas. Como obrigatória para todos há: Teorias do patrimônio cultural, com 4 créditos, oferecida no 1º semestre. São obrigatórias da Concentração Arqueologia: Teorias arqueológicas; e Metodologias de pesquisas arqueológicas; cada uma com 4 créditos, oferecidas respectivamente nos 1º e 2º semestres. São obrigatórias da Concentração Patrimônio Cultural: Teorias socioculturais e patrimônio cultural; e Metodologias de pesquisas socioculturais e patrimônio cultural; cada uma com 4 créditos, nos 1º e 2º semestres, sucessivamente. O mestrando deverá cumprir 12 créditos, ministrados por professores permanentes.

Em função da orientação de formação integrada, os mestrandos poderão cursar todas as disciplinas obrigatórias das duas concentrações, sendo que as obrigatórias de uma concentração contam como optativas da outra.

O mestrando também deverá cumprir atividades curriculares obrigatórias: Exame de língua inglesa; Seminário de pesquisa; Pesquisa orientada; Exame de qualificação; e Tirocínio docente, regidos por normas específicas do PPGap. Complementarmente, sob orientação, poderá cumprir atividades curriculares optativas: Publicações de artigos científicos; Participação de projetos de pesquisa; e Participação de projetos de extensão.

As disciplinas optativas orientam-se para as duas concentrações e possuem 4 créditos, ministradas por docentes permanentes, colaboradores ou visitantes. Há no rol de disciplinas optativas: Arqueologia histórica; Arqueologia das populações pré-coloniais; Arqueologia no Nordeste do Brasil; Políticas e práticas de gestão do patrimônio arqueológico no Brasil; Musealização do patrimônio arqueológico; Arqueografia e planeamento; Patrimônio cultural e dinâmicas sociais; Comunidades, memórias e cultura material; Culturas populares e crítica cultural; Instâncias patrimoniais no Brasil; Interpretação dos centros históricos; Concepção e análise de equipamentos culturais; Curadoria de patrimônio arqueológico; Antropologia das sociedades indígenas. Há também os Tópicos especiais em arqueologia e patrimônio cultural 1, 2, 3 e 4, que são optativas de 2 créditos com ementas abertas, utilizadas para o trânsito de pesquisadores doutras instituições ou permeáveis às pesquisas dos docentes do PPGap. A orientação para a escolha consequente de disciplinas optativas, bem como a sua oferta, será feita de forma a melhor atender os projetos de pesquisa.

Existem outras pós-graduações nas áreas de humanidades e ciências sociais aplicadas na UFRB: Ciências Sociais; Comunicação; História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas; Educação do Campo; e Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social. Em consonância com o projeto de pesquisa, o discente poderá cursar optativas nesses cursos, que serão convalidadas no PPGap.

O mestrando fará Exame de qualificação antes da defesa e até, no máximo, 18 meses do curso; e a Defesa de dissertação no prazo mínimo de 12 meses, regular de 24 meses e máximo de 30 meses.

Ao todo o mestrando cumprirá: 12 créditos de disciplinas obrigatórias; 12 créditos de disciplinas optativas; 5 atividades curriculares obrigatórias. Só a partir disso poderá aceder a Defesa de dissertação.

Serão oferecidas 20 vagas/ano, 10 para cada concentração. Duas vagas são reservadas a servidores técnicos da UFRB (Resolução Consuni nº 02/2009), além de vagas destinadas a ampliar a inclusão e a permanência de Negros, Quilombolas, Indígenas, Pessoas Trans (Transgêneros, Transexuais e Travestis) nos cursos de pós-graduação da UFRB (Resolução Conac nº 017/2018).