Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Aporte financeiro para pesquisa na UFRB

Desde a criação da UFRB, tem sido crescente o aporte de recursos financeiros para a implementação de projetos, programas e redes de Pesquisa e Desenvolvimento, diretamente pelos pesquisadores ou em parceria com outras instituições de ensino e/ou pesquisa. Em relação a auxílios concedidos diretamente ao coordenador de projetos, seguem alguns dados de projetos financiados pelas agências Fapesb e CNPq (Figuras 1 e 2).

 

img-auxilio-financeiro-fapesb-proj-pesquisa

Figura 1: Auxíio financeiro da Fapesb a projetos de pesquisa da UFRB (Fonte: Fapesb, 2014)

 

img-auxilio-financeiro-cnpq-proj-pesquisa

Figura 2: Auxílio financeiro a projetos de pesquisa da UFRB (CNPq) (Fonte: CNPq, 2014)

 

Pode-se destacar, por exemplo, que o maior montante arrecadado para pesquisa com auxílio da Fapesb ocorreu em 2012, alcançando quase R$ 4.000.000 (quatro milhões de reais) (Figura 1). Já, os maiores valores arrecadados para pesquisa com auxílio do CNPq ocorreram em 2008 e 2011, em torno de R$ 1.400.000 (um milhão e quatrocentos mil reais) (Figura 2).

O número de projetos de pesquisa desenvolvidos com auxílio financeiro das agências CNPq e Fapesb foram maiores em 2009 e 2012 (Figura 3), quando comparado aos últimos anos desde a criação da UFRB. Os dados acima são reflexo do maior número de editais lançados pelas agências e coincidem com o maior número de docentes contratados pela UFRB.

 

img-apoio-financeiro-fapesb-cnpq
Figura 3: Projetos com apoio financeiro (Fapesb e CNPq) (Fonte: CNPq e Fapesb, 2014)

 

Com relação aos Centros, o maior número de projetos aprovados com auxílio financeiro da Fapesb ocorreu no CCAAB (foram 19 projetos em 2009) (Figura 4), o que pode ser justificado pelo número de docentes produtivos que já faziam parte da antiga escola de agronomia.

 

img-projetos-aprovados-fapesb
Figura 4: Projetos aprovados pela Fapesb no período de 2006 a 2013 (Fonte: Fapesb, 2014).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página