Novatores powered by InovAtiva, realizado pela UEFS, impulsionará projetos inovadores e startups em Feira de Santana e região

Feira de Santana, na Bahia, é a segunda cidade da região Nordeste a receber o programa de aceleração de projetos, totalmente gratuito e que irá atender até 25 ideias inovadoras do ecossistema. O programa foi desenvolvido a partir do InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, mas com o propósito de desenvolver ecossistemas de empreendedorismo inovador em nível regional.

O Novatores powered by InovAtiva é um programa aberto a soluções de todas as áreas de atuação que estejam nas fases de criação, ideação ou validação. O programa é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) sob a coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-UEFS).E tem a parceria e apoio do Sertão Inovador, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Hub Feira, Prefeitura de Feira de Santana e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

1715044894inovauefs1

O lançamento do programa aconteceu dia 06 de maio, como parte da programação do evento Inova UEFS, e marcou a abertura das inscrições do Novatores powered by InovAtiva, que estarão disponíveis por um período de 30 dias, sendo a data final de inscrição até dia 06 de junho de 2024. Interessados com projetos de soluções inovadoras em produtos, processos ou serviços, em qualquer área de atuação, podem se candidatar individualmente ou em equipes, mesmo que ainda não tenham registro de CNPJ.

"Esta é uma iniciativa para estruturar o caminho do empreendedorismo inovador em Feira de Santana e toda região. Quem tem uma ideia inovadora tem agora uma trilha que conta com capacitação, mentores locais, além suporte e conexões com pessoas e instituições para alavancar seu projeto, contribuindo com um ecossistema cada vez mais inovador. “, disse Angelo Loula, coordenador do Novatores na UEFS.

1715044919inovauefs2

“O Novatores powered by InovAtiva é estratégico para UFRB, porque vai atender aos municípios em que a universidade tem Campi, além de propiciar aos nosso quadro de colaboração a participação nos processo de avaliação das propostas, nas mentorias das empresas selecionadas e na formação de multiplicadores para da suporte as nossas ações futuras.”, disse Geovane Santana, Chefe do núcleo de transferência de tecnologia da CINOVA/UFRB.

Podem se inscrever, proponentes de projetos que residam nos seguintes territórios de identidade da Bahia: Portal do Sertão, Litoral Norte e Agreste Baiano, Recôncavo, Bacia do Jacuípe, Sisal e Vale do Jiquiriça.

O Novatores powered by InovAtiva é voltado a negócios em estágios iniciais e os projetos selecionados participarão de ciclo de atendimento de aproximadamente 14 semanas, ao longo das quais terão acesso a serviços de capacitação e treinamento em empreendedorismo e inovação, mentorias especializadas com profissionais experientes e ferramentas de apoio para converter sua ideia inovadora em soluções com viabilidade junto ao mercado.

IMG 20240506 WA0022

Na etapa final, os participantes que concluírem a preparação terão oportunidade de apresentar seus projetos de negócios em evento de conexão para potenciais parceiros comerciais, clientes, investidores e outros atores.

Mais informações, incluindo o regulamento do programa, podem ser obtidas através na página oficial https://www.inovativa.online/powered-by/novatores, assim como pela página de divulgação https://novatores.uefs.br/ e pelo Instagram

Sobre o Novatores powered by InovAtiva

Esta edição do programa tem a realização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) , com a Universidade Estadual de Feira de Santana, suporte à execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e apoio metodológico