Gestor do Núcleo de Inovação Tecnológica da PRPPG/UFRB participou da 4ª CNCTI

O Prof. Jaildo Santos Pereira, Gestor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), participou da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação realizada em Brasília-DF na última semana, representando o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação/UFRB.

Durante as atividades da Conferência o Prof. Jaildo destacou alguns pontos que considera de interesse para a comunidade da UFRB:

O Presidente Lula assinou mensagens de envio de três projetos de lei do executivo para o Congresso, que prevêem a criação de três institutos de ciência e tecnologia - um no Nordeste, outro no Pantanal e um terceiro focado em estudos da água;

Foram firmados também um protocolo de intenções para uma parceria entre Finep e BNDES na área de inovação, além de autorizações para lançar editais focados no apoio a tecnologias associadas à exploração de petróleo na camada pré-sal e de recuperação da infraestrutura em universidades públicas;

A FINEP vai disponibilizar, através de edital, 60 milhões destinados à implantação de infraestrutura de pesquisa em novas universidades federais, com ato de criação a partir de 2002, e nos campi fora de sede.

Outros pontos destacados pelo Prof. Jaildo são sumarizados abaixo:

A 4ª Conferencia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi iniciada com a Sessão de Boas-Vindas, com o pronunciamento do Ministro da C&T, Sérgio Resende e do Secretário Geral da Conferência, Luiz Davidovich. Em seguida foi realizada a primeira sessão plenária Desenvolvimento Sustentável: Novos Padrões de Desenvolvimento via Inovação, coordenada por Luiz Gonzaga Beluzzo (UNICAMP).

Em seguida foi realizada a sessão plenária Ciência, Tecnologia e Inovação em sua Dimensão Territorial, quando foram apresentadas as principais conclusões e recomendações das conferências regionais. Os resultados da conferência regional nordeste foram apresentados pelo titular da Secretaria de C, T & I de Alagoas.

No final do primeiro dia da conferência foi realizada a sessão solene de entrega da ordem do mérito científico, com a presença do Presidente da República e diversos Ministros de Estado. Merece destaque a presença do Prof. Jailson Bitencourt de Andrade (UFBa), entre os cientistas laureados.

Ainda no primeiro dia foram realizadas diversas sessões paralelas e, buscando obter informações para subsidiar as ações no NIT/UFBa, os seguintes temas foram acompanhados pelo Gestor do NIT/UFRB:

Ambientes econômicos propícios para a Inovação, coordenado por Luis Manuel Fernandes (FINEP) e tendo como palestrantes Pedro Wongchowski (Grupo Ultra) e Rodrigo Lores (CNI);

Indutores de Investimentos para Inovação, coordenado por José Cassiolato (UFRJ) e tendo como palestrantes Emilio Matsuo (EMBRAER), e Gilberto Rigobelo (VSE); e

Propriedade Intelectual para Promoção da Inovação, coordenado por Francelino Grando (MDIC) e tendo como palestrantes Marcos de Oliveira (ABIFINA) e Luis Carlos Lima (ANVISA).

As atividades do segundo dia da conferência foram iniciadas com a sessão plenária O papel da Inovação da Agenda Empresarial, coordenada por Luciano Coutinho (BNDES) e tendo por palestrantes Adilson Primo (SIEMENS), Celso Pacheco (UNICAMP) e Carlos Tadeu Fraga (PETROBRAS).

Em seguida foi realizada a sessão comemorativa dos 25 anos do Ministério da Ciência e Tecnologia. Nessa ocasião, o Ministro Sérgio Resende apresentou um balanço dos resultados que o País vem obtendo na área de C&T, destacando o crescimento dos recursos financeiros disponibilizados para o setor, a quantidade de mestres e doutores titulados anualmente e o fato do Brasil já ocupar o 13º posto entre os países do mundo com maior produção científica.

Ainda durante do segundo dia da conferência foram realizadas mais duas sessões plenárias. Ciência Básica e Produção do Conhecimento – Um Desafio para o Brasil, coordenado por Jacob Palis (ABC), tendo como palestrantes Carlos Henrique Cruz (FAPESB), Jailson Bitencourt de Andrade (UFBa) e Sérgio Danilo Pena (UFMG). Educação de Qualidade desde a Primeira Infância, coordenado por Marco Antônio Raupp (SBPC), tendo como palestrantes Fernando Haddad (MEC), Mozart Neves Ramos (UFPE) e Yves Queré (L’Académie dês Sciences de l’Institut de France).

Além das sessões plenárias foram realizadas diversas sessões paralelas, dentre as quais:

Conectores Academia-Empresa para Inovação, coordenado por João Fernando Oliveira (IPT), tendo como palestrantes José Elis Ripper Filho (AsGa) e José Fernando Jucá (CETENE);

Tecnologias Sociais, coordenado por Larissa Barros (RTS), tendo como palestrantes Carlos Bielchowsky (MEC) e Jefferson D’Ávila de Oliveira (Banco do Brasil);

CT&I: Indicadores, Avaliação e Desafios, coordenado por João Alberto de Negri (IPEA), tendo como palestrantes Fernanda de Vilhena Silva (IBGE) e Mauro Borges Lemos (CEDEPLAR/UFMG).

No terceiro dia da conferência foi realizada a sessão plenária Democracia e Cidadania: O Papel da C, T & I na Redução das Desigualdades Sociais e na Inclusão Social, coordenada por Antônio Prado (CEPAL), tendo como palestrantes Cândido Grzybowski (IBASE), Marcelo Côrtes Neri (FGV) e Paulo Augusto Itacarambi (Instituto Ethos).

Dentre as sessões paralelas, o Gestor do NIT/UFRB acompanhou os seguintes temas:

Nova Geração de Políticas de C, T & I, coordenada por Lúcia Melo (CGEE), tendo como palestrantes Howard Alper (Universidade de Otawa, Canadá) e Mario Cimoli (CEPAL);

Universidade Brasileira, a Pós-Graduação e a Pesquisa, coordenada por Jorge de Almeida Guimarães (CAPES), tendo como palestrantes Carlos Alberto Aragão Filho (CNPq) e Elisangela de Oliveira (ANPG).

Os documentos que orientaram as discussões desse evento estão disponíveis no endereço http://www.cgee.org.br/cncti4/