Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social

Divulgada no último dia 15 de outubro a aprovação pela CAPES do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social na UFRB. Pioneiro na região do “Recôncavo Baiano”, o curso tem como objetivos: qualificar quadros técnicos responsáveis pela gestão de políticas públicas em órgãos governamentais e não governamentais visando a otimização das práticas gestionárias em função da melhoria da produtividade das diversas políticas públicas face as especificidades dos ambientes políticos, econômicos, sociais e institucionais; capacitar gestores de políticas públicas na perspectiva de consolidação de capacidades e habilidades de reflexão analítica e sintética relacionadas com o planejamento, implementação e avaliação; desenvolver estudos e pesquisas que favoreçam um maior e melhor conhecimento dos processos e produtos da gestão de políticas públicas.

Possui como público-alvo servidores públicos e os interessados no conhecimento da gestão de políticas públicas.
Primando pela excelência do corpo docente, composto por professores e pesquisadores todos com doutorado e pelo caráter interdisciplinar e inter-centros, serão ofertadas 20 vagas, sendo 4 delas destinadas a servidores da UFRB. Os discentes poderão escolher entre 3 linhas de pesquisa: 1. Gestão em Segurança Social; 2. Gestão em Políticas Ambientais e, 3. Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Informação.
O colegiado do curso é composto pelos professores Luiz Gonzaga Mendes (CCAAB - Coordenador), Célia Regina Ferrari Faganello Noirtin (CCAAB – Vice-Coordenadora), Herbert Toledo Martins (CAHL), Marcos da Cunha Teixeira (CCAAB) e Paulo Romero Guimarães Serrano de Andrade (CETEC). Os outros docentes do curso: Alexandre Américo Almassy Junior (Direitor do CCAAB), Amilcar Baiardi (CAHL), Carlos Estevão Leite Cardoso (EMBRAPA), Clóvis Oliveira de Almeida (EMBRAPA), Clóvis Roberto Zimmermann (CAHL), Fernando Cardoso Pedrão (CAHL), Jaildo Santos Pereira (CETEC), Jesus Manuel Delgado Mendez (CCAAB), José Fernandes de Melo Filho (CETEC) e Warli Anjos de Souza (CCAAB).
O curso terá início em março de 2011 e a procura já tem superado expectativas, antes mesmo do lançamento do edital de seleção, o qual sairá nos próximos dias. Maiores informações podem ser obtidas com os coordenadores do curso, através dos e-mails: lgm46@hotmail.com ou crfagane@ufrb.edu.br.