Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está sediado no Centro de Formação de Professores (CFP), campus Amargosa-BA. Oferece o Curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo, que foi aprovado pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRB em 22/05/2012, autorizado pela CAPES durante a Reunião 139ª. Reunião CTC/ES (24 a 28/09/2012), reconhecido pelo Parecer CNE/CES n. 250/2014 e homologado pela Portaria do Ministério da Educação n. 187 de 6/3/2015 (DOU de 9/3/2015, Seção 1, p. 11). Trata-se do único Mestrado em Educação do Campo existente no Brasil até a atualidade.

O Programa foi submetido à Avaliação Quadrienal Capes 2013-2016, cujos resultados foram publicados em setembro de 2017, estando aprovado e recredenciado. 

O curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB/CFP tem por propósito intermediar o diálogo entre a diversidade camponesa e o fazer pedagógico visando contribuir para que os(as) docentes das redes públicas de ensino, gestores(as) públicos e articuladores(as) dos movimentos e redes sociais do campo possam redimensionar suas leituras sobre a realidade agrária brasileira, redefinindo suas práticas pedagógicas e os modelos de gestão das escolas do campo buscando o avanço na escolarização, na formação, pesquisa e extensão capaz de preparar sujeitos aptos a dialogar e intervir nos processos de elaboração das políticas de desenvolvimento agrário na Bahia e no Brasil.

Nível: Mestrado Profissional
(Aprovado e Recomendado pela CAPES, pelo CNE/CES e pelo MEC).

Titulação: Mestre em Educação do Campo

Conceito CAPES: 3 (entre 1 e 5) / Quadriênio inicial 2013-2016

IES: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Amargosa

Área Básica: Educação Rural (70807035)

Área de Avaliação: Educação

Créditos para Titulação: 26 (vinte e seis), divididos entre Componentes Curriculares Obrigatórios (10 créditos), Componentes Curriculares Optativos (8 créditos) e Atividades Curriculares Obrigatórias (Pesquisa Orientada, Qualificação e Apresentação e Defesa do Trabalho de Conclusão Final de Curso – TCFC / 8 créditos).

Formato: Em Alternância Pedagógica, com etapas do Tempo Universidade/presencial e Tempo Comunidade/atividades acompanhadas. 

Periodicidade do processo seletivo para ALUNO REGULAR: Anual (segundo semestre do ano) 

Seleção para Aluno Especial: por componente curricular, semestralmente.

Informações e contatos:
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  
Fone: (75) 3634-3703

Fim do conteúdo da página