Programa Integrado de Ação Afirmativa (PINAF)

O Programa Integrado de Ação Afirmativa será administrado pelo Comitê PINAF, constituído por representantes da PRPPG, PROGRAD, PROEXT e PROPAAE.

O PINAF destina bolsa do Programa de Permanência Qualificada (PPQ) da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), como auxílio financeiro, ao aluno de graduação vinculado a um projeto ou programa Institucional, que valorize a articulação entre a Pesquisa, o Ensino, a Extensão e o Desenvolvimento Institucional, com ênfase nas Políticas Afirmativas, orientado e acompanhado por um professor da carreira do magistério da UFRB, no efetivo exercício de suas funções.

As ações afirmativas são medidas que objetivam promover reparação histórica de desigualdades e combater discriminações étnicas, raciais, religiosas e de gênero, aumentando a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, redes de proteção social e/ou no reconhecimento cultural.

Assim como no PIBEX, o objetivo do programa é viabilizar e estimular a interação de alunos da universidade com outros setores da sociedade, através de atividades que contribuam para a sua formação acadêmica, profissional e para o exercício da cidadania, aqui, no entanto, visando atender aos objetivos das ações afirmativas. Para receber a bolsa, o estudante deve estar vinculado a um projeto ou programa orientado e acompanhado por um professor da carreira do magistério da UFRB.

Telefone: (75) 3621-4315 ou 3621-3857