Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Com objetivo de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade em todo país, o Ministério da Educação criou o programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal que promove a formação continuada de professores da Rede Básica.

Na Bahia, onde a UFRB é uma das entidades que integram as ações. A universidade, através da PROEXT, é responsável por promover a capacitação de professores do ensino de base voltados para a Língua Portuguesa e Matemática em cerca de 120 cidades do Recôncavo e região.

As ações da UFRB dentro do Pacto são autônomas e em parceria com outras instituições de Ensino Superior como a Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Dentre os envolvidos, a UFRB é a responsável pela gestão e articulação entre os polos e os municípios do Recôncavo envolvidos.  Para isso, foram criados cinco polos, divididos a partir de pontos estratégicos da geografia baiana: Feira de Santana, Cruz das Almas, Amargosa, Ipiaú e Ilhéus, dirigidos por uma supervisão local representante das universidades parceiras da UFRB, fundamentais para este programa tão amplo e múltiplo.

Quais são as ações realizadas, detalhar e pode ter uma lista das cidades assistidas e quantos professores já receberam as ações do pacto pela UFRB.

Outros programas