Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Publicações

Catálogo Pibex - Vol. I

Sem pibex

 

O primeiro volume do Catálogo PIBEX é uma publicação digital da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), que apresenta resumos e informações dos 223 projetos e programas desenvolvidos por docentes e discentes dos Centros de Ensino da UFRB, entre 2009 e 2014, apoiados pelo Programa Institucional de Bolsa de Extensão − PIBEX.

Baixe aqui para baixar e ler o livro Catálogo PIBEX - Volume I

 

Extensão Universitária na UFRB

capa-extensao

O livro apresenta a trajetória de algumas experiências de ações de extensão universitária no decênio da Proext/UFRB, que foram enraizando a UFRB junto às comunidades urbanas, rurais, tradicionais, a partir de ações, projetos, programas e eventos que discutem as demandas, as potencialidades e as perspectivas locais, buscando auxiliar na compreensão e na intervenção dos desafios socioambientais e culturais. São experiências nas áreas temáticas de Educação, Cultura, Saúde, Meio Ambiente e Trabalho e Produção, as quais refletem um conjunto de práticas que promovem a convivência e a interatividade ativa entre os saberes.

Baixe aqui para ler e baixar o livro Extensão Universitária na UFRB

 

Kit Pedagógico - Bio e Vítor Missão Zica Zero

DivulgacaoWeb

O kit pedagógico foi produzido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi) do Mec.

Trata-se de um conjunto de material composto por revista em quadrinhos, atividades lúdicas, cartazes e adesivos que está disponível para download no site do combate ao Aedes.

Na história em quadrinhos, Bia e Vitor são os personagens que vão se prevenir com roupas apropriadas, raquete, repelente e ainda com a ajuda dos superamigos da natureza, o sapo e a libélula, lembrando da importância do controle biológico e natural das pragas urbanas. Também ensinam como combater os focos e impedir que o mosquito se prolifere. Ao final, convidam o leitor a também fazer parte da “turma mosquitodestruidora”. 

Clique aqui para baixar todos os produtos do kit!

 

Coletânea de Esclarecimentos - Orçamentos em Projetos e Programas de Extensão

esclarecimentos

A cartilha orienta sobre orçamento em projetos e programas de extensão. Trata-se de uma ferramenta para facilitar o trabalho acadêmico de nossa comunidade interna, sem pretender esgotar a temática do orçamento público, tampouco os normativos existentes. Dentre os temas trabalhados estão: captação de recursos extraorçamentários; natureza da despesa (distinção entre materiais permanentes e de consumo); composição do orçamento público; serviços e materiais que podem ser solicitados em um orçamento; trâmite institucional para solicitação de materiais; trâmite institucional para execução do recurso; modalidades de compra (dispensa, licitação, pregão, carta convite); empenho; execução, liquidação; consolidação; limite global; procedimentos para solicitar diárias e passagens; remuneração para pesquisador, docente, técnico-administrativo e estudante; ateste de material; tombamento de material e entrega do bem ou serviço ao projeto/programa de extensão.

O guia pode ser baixado aqui.

 

Revista Extensão 

marca revista extenso

A Revista Extensão tem como compromisso consolidar a indissociabilidade do conhecimento por meio de ações extensionistas publicadas em artigos científicos, resenhas, relatos de experiências e entrevistas. É um periódico semestral que valida o conhecimento tradicional associado ao científico.

Revista Extensão V11

Revista Extensão V10

Revista Extensão V9

Revista Extensão V8

Revista Extensão V7

Revista Extensão V6

Revista Extensão V5

Revista Extensão V4

Revista Extensão V3

Revista Extensão V2

Revista Extensão V1

 

Cartilha CINEMA, CINECLUBE EDUCAÇÃO: Material para educadores

cinema educ

Guia educativo para os professores que participarem do Curso de Extensão e para distribuição em escolas do ensino básico, podendo, no enatnto, ser baixado gratuitamente no link abaixo por interessados no tema. Além desse guia, foi produzido um vídeo instrutivo sobre o uso do audiovisual em sala de aula. (Saiba mais sobre o projeto Cinema e Educação no link: http://www.ufrb.edu.br/cinemaeducacao)

Leia aqui: http://www.ufrb.edu.br/cinemaeducacao/images/banners/cartilhaparaeducadores.pdf

 

Anais do IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (IV CBPN)

 ivcbpn

Anais do IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (IV CBPN), que foi realizado em Cruz das Almas, entre os dias 18 e 21 de setembro de 2013, tendo como tema Da Educação Básica à Pós-Graduação: Perspectivas e Estratégias de Políticas Afirmativas para Construção de Gênero e Raça. A publicação tem como  objetivos criar mais um instrumento para alimentar o debate e a reflexão coletiva sobre as desigualdades de gênero e raça, além de registrar e disponibilizar os textos dos trabalhos apresentados no evento

Baixe aqui: http://www.ufrb.edu.br/proext/noticias/1264-lancamento-dos-anais-do-iv-cbpn-2013

 

Entre o Pensamento de Lélia González e a Palavra Poética

lelia

A Proext e a Propaae apresentam o livreto Entre o Pensamento de Lélia González e a Palavra Poética.

A proposta da publicação é colocar em cena a história e a contribuição social de uma mulher e intelectual brasileira que é quase sempre deixada de lado pela história oficial do país, apesar de ter sido alguém que teve um papel relevante, sobretudo na militância social, nos meios intelectuais e acadêmicos, questionando a imposição de papéis sociais pré-destinados de gênero e de raça.

O livreto reúne artigos, poemas e contos sobre Lélia González premiados em um Edital público específico para esse fim, dentro do Fórum Internacional 20 de novembro da UFRB, em 2013. O livreto teve organização de Ana Rita Santiago, Cláudio Manoel Duarte, Giovana Temple (Proext) e Ronaldo Crispim (Propaae).

Entre o Pensamento de Lélia González e a Palavra Poética está sendo distribuído nos centros de ensino da UFRB e pode ser lido online no link: http://issuu.com/proext/docs/lelia_goncalez_final

 

 

Fim do conteúdo da página