Página inicial Notícias Ações e Eventos Outubro Rosa: Prevenção a cada toque!

Outubro Rosa: Prevenção a cada toque!

Criado: Quarta, 24 Outubro 2018 10:06 | Publicado: Quarta, 24 Outubro 2018 10:06 , Acessos: 1595

O Outubro Rosa é uma campanha internacional em favor da prevenção ao câncer de mama. E, como forma de ratificar o seu apoio à campanha, o Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho - NUGASST/Unidade SIASS (PROGEP) vem mais uma vez dialogar com a comunidade acadêmica sobre a importância da prevenção.

O movimento que nasceu nos anos 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama tem sido celebrado anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, favorecer maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

“Eu vejo como muito importante o papel de informar a sociedade sobre a necessidade de vigilância em relação à própria saúde", disse Sandro Martins (coordenador geral de Atenção Especializada do Ministério da Saúde). Ele ressaltou ainda a importância de um “diagnóstico precoce e, portanto, de um tratamento adequado", caso o câncer ocorra. Por isso, “a relevância de iniciativas como o Outubro Rosa".

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma. A incidência de casos antes dos 35 anos é rara, porém acima desta idade tende a crescer progressivamente, especialmente após os 50 anos. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos da doença a cada ano e também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

O NUGASST promove a mesa redonda “Outubro Rosa: Prevenção a cada toque!”. A atividade ocorre na próxima segunda (29/10), às 14h, no auditório da Biblioteca do Campus Cruz das Almas, e integra parte da programação pelo transcurso do Dia do Servidor Público (28 de outubro) e faz parte, também, da programação da I Semana Nacional do Livro e da Leitura, organizado pela Biblioteca da UFRB.

O evento contará com a participação da enfermeira sanitarista da SESAB, Candida Maria Pimentel Pereira; e da Gerente Técnica-Administrativa do Centro de Ciências da Saúde, Jomara Silva dos Santos Sousa.

Fonte: http://www2.inca.gov.br
Foto de Welington Silva (Técnico administrativo da PROGEP)