Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe da PROGRAD presente no II Simpósio Baiano de Licenciaturas

Equipe da PROGRAD presente no II Simpósio Baiano de Licenciaturas

Publicado: Quinta, 12 Julho 2012 09:50

Entre os dias 5 e 6 de julho de 2012 docentes e técnicos vinculados à PROGRAD, além de outros docentes e discentes de cursos de Licenciatura da UFRB, participaram do II Simpósio Baiano de Licenciaturas, evento organizado neste ano pela Universidade do Estado da Bahia e sediado no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

Figura 1. Equipe da PROGRAD no II SBL

Este evento, com 500 inscritos, contou com a participação de referências na pesquisa sobre formação de professores no Brasil como Iria Brzezinski (ANFOPE); Bernadete Gatti (FCC) e Betânia Ramalho (UFRN), além de contar com representantes de instâncias governamentais como Carmen Moreira de Castro Neves (CAPES), discutindo políticas de formação de professores em âmbito nacional.

Durante o evento foi possível também realizar discussões sobre políticas formativas como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Formação de Professores na modalidade à Distância (EAD).

O PIBID/UFRB apresentou dois trabalhos no evento, sendo um em mesa redonda apresentado pela Profa. Susana Pimentel, Pró-Reitora de Graduação, e outro pela bolsista Maiane Santana orientada pelo Prof. Fábio Josué Santos no subprojeto de Pedagogia.

Figura 2. Equipe PIBID das IES baianas, Pró-Reitores de Graduação e Representante da CAPES

O PARFOR/UFRB foi representado por seus coordenadores Prof. Irenilson Barbosa, Profa. Tatiana Lima; Prof. Anderon Miranda, além de contar com a presença de outros docentes vinculados aos cursos a exemplo da Profa. Terciana Vidal Moura; Prof. Gabriel Ribeiro; Profa. Patrícia Petitinga; Prof. Ariston Cardoso.

Ainda durante o II Simpósio Baiano de Licenciaturas a Profa. Susana Pimentel da UFRB lançou o seu livro “Conviver com a Síndrome de Down em escola inclusiva: mediação pedagógica e formação de conceitos”, publicado em 2012 pela Editora Vozes.

Figura 3. Lançamento do livro da Profa. Susana Pimentel

Ao final dos trabalhos do evento a UFRB foi eleita para sediar em 2013 o III Simpósio Baiano de Licenciaturas, sendo um novo desafio institucional assumido pela PROGRAD com anuência da Reitoria. Espera-se que este evento contribua para o fortalecimento e consolidação das Licenciaturas nesta Universidade, bem como do seu Fórum de Licenciaturas.