Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Calendário acadêmico especial para os cursos de graduação

Calendário acadêmico especial para os cursos de graduação

Publicado: Sexta, 03 Novembro 2023 11:51

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou o Calendário Acadêmico Especial, em reunião do Conselho Acadêmico (CONAC), por meio da Resolução CONAC/UFRB nº 97, de 31/7/23. As atividades acadêmicas dos cursos de graduação acontecerão no período de 21/11 a 22/12/23.

A adesão ao Calendário Acadêmico Especial é obrigatória. Isso significa que o(a) estudante deve cursar, pelo menos, um componente curricular, inclusive Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Estágio, desde que haja compatibilidade de horários.

A organização da oferta das atividades formativas para o Calendário Acadêmico Especial está sendo coordenada e aprovada pelos Colegiados, assessorados pelos gestores de ensino e pelas áreas de conhecimento. Na sequência, a oferta precisa ser aprovada pelo Conselho Diretor de cada Centro de Ensino.

Para que a oferta das atividades formativas consiga atender à comunidade de modo mais abrangente possível, cada Centro vem trabalhando no seu planejamento acadêmico. É o caso do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), onde as discussões para o calendário especial começaram assim que a Resolução foi publicada. O gestor de ensino do Centro, professor Vanderlei da Conceição Veloso Júnior, relata, por exemplo, que os(as) estudantes em fase de elaboração de TCC foram orientados(as) a desenvolverem o trabalho no atual semestre para que a defesa possa ocorrer no período do Calendário Especial.

O professor Vanderlei Júnior explica, ainda, que o planejamento começou com um levantamento das necessidades da comunidade discente, feito pelos doze Colegiados. No estudo, foram verificados quais seriam os componentes mais importantes para os(as) formandos(as) e aqueles com grande taxa de retenção entre os estudantes. Em seguida, baseados nesses critérios, foi feita a demanda da oferta de componentes, que foi enviada para as áreas de conhecimento para atribuição dos encargos docentes e posterior devolução ao Colegiado.

Estratégia semelhante foi utilizada no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS). De acordo com a gestora de ensino do Centro, Luciana Boeira, o planejamento começou priorizando a oferta de componentes para os prováveis formandos até contemplar a oferta para os iniciantes dos cursos. Componentes que são pré-requisitos para outros e que possuem um número significativo de estudantes retidos também foram priorizados na definição da oferta.

Por ser um calendário especial, as discussões sobre sua oferta foram debatidas com representantes da comunidade acadêmica, como ressalta a pró-reitora de Graduação (PROGRAD), Carolina Fialho. “Os estudantes foram ouvidos, inclusive pela reitora, professora Georgina Gonçalves. Trouxeram suas dúvidas e reivindicações. Também tivemos reuniões com gestores de ensino para alinhar, tirar dúvidas e buscar soluções para que o calendário especial ocorra da melhor forma possível”.

A pró-reitora destaca, ainda, que a PROGRAD segue aberta ao diálogo e disponível para ouvir as demandas e dúvidas da comunidade.

Assistência estudantil

De acordo com a Resolução, o pagamento das bolsas permanência e auxílios será mantido durante este período. Além disso, o período não será considerado no cálculo do tempo mínimo para integralização do curso de graduação, conforme critérios institucionais estabelecidos para concessão do benefício aos estudantes vinculados ao Programa de Permanência Qualificada (PPQ) geridos pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE).

Fórum

A participação na 17ª edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, será considerada atividade pedagógica e formativa prevista no Calendário Acadêmico Especial.

Matrícula Web e Ajuste

Os procedimentos da Matrícula Web no calendário especial acontecem por meio do Portal do Discente no Sistema de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA). A 1ª Etapa da Matrícula Web acontece no período de 07 a 11 de novembro. Nos dias 13 e 14 acontece a 2ª etapa da Matrícula Web, quando será possível realizar Inscrição/Exclusão de componentes curriculares e no dia 21 de novembro o coordenador de curso fará os ajustes.

Vale destacar que a Resolução prevê a prioridade para matrículas de estudantes concluintes nos componentes necessários para conclusão do curso, além de priorizar a matrícula de pessoas com necessidades educacionais específicas.