Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UFRB abre inscrições para seleção do Programa Tutoria por Pares

UFRB abre inscrições para seleção do Programa Tutoria por Pares

Publicado: Quinta, 23 Novembro 2023 12:39
imagem sem descrição.

O edital que regulamenta a seleção de novos integrantes do Programa Tutoria por Pares, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), já está disponível para consulta. Serão selecionados(as) estudantes de graduação para atuarem como tutores(as) no semestre letivo 2024.1, nas categorias remunerada e voluntária. Há oferta de vagas para todos os campi da Universidade.

As inscrições seguem abertas até 5/12 e devem ser feitas no endereço ufrb.edu.br/prograd/prog-acad/tutoria-por-pares, com preenchimento de formulário eletrônico e envio de certificados de atuação em programas, como o de Educação Tutorial (PET), o de Extensão (PIBEX) e o de Residência pedagógica, entre outros.

Para participar da seleção, é necessário que o(a) estudante esteja regularmente matriculado(a) em um curso de ciclo único ou primeiro ciclo. Para as vagas de tutoria remunerada, o(a) candidato(a) deve dispor de 12 horas semanais, enquanto o(a) tutor(a) voluntário(a) precisa de quatro horas semanais para atuação no programa. Também é exigido ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 6,0 e, no momento da inscrição, estar cursando a partir do segundo semestre e não estar na condição de concluinte. Outra condição é que o(a) interessado(a) disponha, em seu domicílio, de aparelhos eletrônicos compatíveis (desktop, notebook ou tablet, entre outros) e acesso à internet com velocidade e qualidade necessárias para o desempenho adequado das suas atribuições.

O processo seletivo será constituído por duas etapas: a nota de IRA (de caráter eliminatório e classificatório) e o somatório das pontuações referentes aos certificados apresentados. A divulgação do resultado final está prevista para 22/12.

De acordo com o edital, os(as) tutores(as) remunerados(as) receberão uma bolsa de R$ 700. A atuação dos(as) selecionados(as) compreenderá os dois primeiros meses do semestre letivo 2024.1.

Programa Tutoria por Pares

O Programa Tutoria por Pares, instituído pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), tem como objetivos auxiliar os(as) ingressantes na adaptação à vida universitária; promover a integração entre ingressantes e veteranos(as); e possibilitar maior conhecimento sobre as rotinas acadêmicas, o funcionamento, as normas e as estruturas da Universidade.

Entre as atribuições dos(as) tutores(as) estão: realizar sua apresentação como Tutor(a) do Programa Tutoria por Pares para a(s) turma(s) de calouros(as) do curso na primeira semana de aulas; elaborar Plano de Atividades Bimestral contendo as propostas de ações a serem desenvolvidas junto aos(às) calouros(as) do curso; criar um grupo de WhatsApp ou similar para promover a integração com os(as) calouros(as); auxiliar os(as) calouros(as) do curso durante o período de vigência da Tutoria por Pares, por meio de plataformas digitais (como grupo de WhatsApp, por exemplo); criar conteúdo sobre o seu curso e sobre as rotinas acadêmicas para ser disponibilizado nas plataformas digitais, tendo como público-alvo os(as) calouros(as); e promover semanal ou quinzenalmente encontros presenciais ou em formato remoto com os(as) calouros(as) para discutir temas pertinentes e dificuldades na afiliação universitária, entre outros.

Para mais detalhes, visite a página do Programa Tutoria por Pares.