• Apresentação
  • Editais
  • Programação
  • Inscrições
  • Minicursos e Oficinas
  • Fale Conosco

identidade visual ok

Notícias

  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
Previous Next

Apresentação

Conexões afroindígenas: diáspora, identidades e antirracismo

Milhões de africanas e africanos traficados. Milhões de indígenas nas Américas. Genocídios, etnocídios, epistemicídio, violenta diasporização... Instaura-se o maior processo de desterritorialização e reterritorialização da história da humanidade.

Povos negros e indígenas apresentam diversidades e especificidades, distintas perspectivas, cosmovisões, temporalidades e sociabilidades; atravessaram distintos processos históricos e sociais, diferentes processos de luta e resistências, diferentes atuações dos movimentos e organização social. Em contrapartida, compartilham as marcas do racismo, do preconceito e discriminação, de uma sociedade anti-negra e anti-indígena implantada pela branquitude nas Américas.

Conexões Afroindígenas não correspondem à alusão à mestiçagem, ao integracionismo. Não se trata de questão identitária ou esvaziamento de suas identidades, dos processos de hibridização e dissolução cultural, de subtração de suas potências, tampouco à criação de uma nova categoria ou identidade social.

Nessa encruzilhada, funde-se o direito à existência, à memória, ao território, à linguagem, à construção de suas próprias narrativas, à circularidade dos saberes, à pluralidade dos modos de vida, ao reconhecimento de seus direitos políticos, as alianças face a políticas assimilacionistas e integracionistas.

Em 2023, as Conexões Afroindígenas pautarão o Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo aprofundadas por meio de apresentações artístico-culturais, apresentações de trabalhos em Sessões Temáticas e publicações em anais, oficinas e minicursos e lançamento de livros. Desse modo, esse grande marco político de nossa universidade oportunizará ampliar as bases epistemológicas das relações étnico-raciais, a relação entre mundos, as fronteiras e os territórios existenciais potencializados pelas Ações Afirmativas e proporá estratégias de enfrentamento do racismo. Afinal, precisamos pensar nas confluências históricas, nas sequelas dos processos de desumanização, nas insurgências e movimentos antirracistas, pró-equidade étnico-racial e inclusão social.

O evento é promovido pela Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e demais Pró-Reitorias, Superintendências, em articulação com todos os Centros de Ensino e Assessoria de Comunicação da UFRB e acontecerá entre os dias 21 e 23 de novembro, em todos os Centros da UFRB (Centro de Artes, Humanidades e Letras – CAHL; Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade – CETENS; Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas – CCAAB; Centro de Ciências da Saúde – CCS; Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CETEC; Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas – CECULT; Centro de Formação de Professores – CFP). O Centro de Formação de Professores (CFP), Amargosa-BA, sediará a abertura do evento.

Nesse novo tempo, a disputa não é pelo protagonismo, mas pela dignidade humana e justiça social. Por Quilombos e Aldeias. Pelo Pertencimento Coletivo. A Conexão Afroindígena é política e ancestral.

voltar ao topo

Editais

Edital Prazo Formulário
Lançamento de Livros até 16/10 Resultado
Monitoria Encerradas Resultado
Submissão de Minicursos e Oficinas até 16/10 Resultado 

Submissão de Trabalhos

até 16/10

Resultado

 

 

voltar ao topo

Inscrições

 

Inscrições até 23/11.

 

Confira o tutorial em vídeo da inscrição em eventos no SIGAA.

Inscreva-se!

voltar ao topo

Programação

 Botão ABERTURA Botão CFP

Botão CETEC CCAAB Botão CAHL

Botão CCS Botão CECULT

Botão CETENS Botão FORINHO

voltar ao topo

Fale Conosco

Quer falar conosco ou tirar alguma dúvida? Entre em contato pelo e-mail forum20denovembro@ufrb.edu.br.

 

Voltar para o topo