Nota Pública - NUGEDS

Publicado: Quinta, 06 Julho 2017 20:06

NOTA PÚBLICA

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Coordenadoria de Políticas Afirmativas (COPAF) e do Núcleo de Gênero, Diversidade Sexual e Educação (NUGEDS) da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), vem a público manifestar seu total apoio à estudante Tamires Roberta Fontes Biazotto (CAHL/UFRB), vítima de violência de ordem sexista, misógina e machista marcada por ameaças, intimidações e agressões físicas. O fato aconteceu no último dia 03 de maio de 2017, na Cidade de Cachoeira-BA.

Os dados de violência contra a mulher têm sido alarmantes em todo o país. A Bahia, segundo dados da SSP, até maio deste ano já registrou mais de 15 mil casos de violência contra a mulher, incluindo aí o Feminicídio. A UFRB, como uma Instituição Pública de Educação, conclama as autoridades públicas locais sobre a necessidade da tomada de medidas punitivas cabíveis, bem como de intensificação das ações voltadas para a garantia dos Direitos e prevenção da violência contra a Mulher e LGBTI.

Ressalta-se ainda, a importância do acolhimento humanizado, a celeridade de resposta do poder público e o rigoroso enfrentamento à impunidade frente a violações de direitos e práticas criminosas contra a vida, dirigidas às diversidades de gêneros e sexualidades, raça e territorialidade, como princípios éticos e jurídicos fundamentais.

A UFRB presta sua solidariedade à estudante Tamires Roberta Fontes Biazotto e se coloca à disposição no enfrentamento à todas as formas de violência e opressão e pelo fim do Feminicídio.

Núcleo de Gênero, Diversidade Sexual e Educação (NUGEDS)

Coordenadoria de Políticas Afirmativas (COPAF)

Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE)