O momento que vivemos

Publicado: Segunda, 23 Março 2020 13:39 | Acessos: 1071

Prezados estudantes do Bacharelado em Publicidade e Propaganda, neste momento especial envio saudações para vocês e suas respectivas famílias.
Sei que, como professora, embora me interesse, preocupe e procure sempre saber sobre a vida dos estudantes, mal tenho uma mínima ideia do tanto de dedicação, sacrifícios, empenho e força de vontade que todos vocês dedicam para, simplesmente, estar em sala de aulas e realizar as muitas atividades que cada semestre exige. E estas etapas que vão aos poucos vencendo fazem parte de um projeto pessoal, que muitas vezes conta com apoio, incentivo e gastos por parte da família para que cada qual possa concluir sua graduação no tempo normal e seguir a profissão que almejam desde que viram seus nomes aprovados na lista do ENEM.
Então, envio esta mensagem pois imagino que muitos devam estar apreensivos diante desta situação inesperada que, de repente e sem que ninguém pudesse sequer imaginar, dominou já quase toda a humanidade, obrigando as pessoas, nos mais diversos países, a mudarem drasticamente suas rotinas, modos de vida, planos e até sonhos.
Escrevo para que saibam que penso e me preocupo com vocês e gostaria, humildemente, de dar algumas sugestões para que possamos atravessar este período peculiar de modo mais leve. Digo atravessar pois, como tudo na vida, uma hora isto irá passar e retomaremos às nossas atividades, com aulas, leituras, seminários, visitas técnicas, eventos, práticas diversas e muito aprendizado. Mas enquanto este momento não chega, podemos escolher como vamos agir, como vamos empregar este tempo de reclusão e isolamento. Já dizia o filósofo alemão Friedrich Nietzsche: "Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida - ninguém, exceto tu, só tu".
Sugiro que dediquem uma parte do dia, rotineiramente, a atividades que possam contribuir para a formação de vocês e que possam, ainda, motivá-los. Por exemplo, a UFRB disponibiliza cursos de educação aberta e a distância (veja informações detalhadas no link: http://www2.ufrb.edu.br/ead/cursos-ofertados/educacao-continuada), onde poderão se inscrever e fazer cursos como InDesign (20 horas), Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (68 horas) e Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos (20 horas). Todos os cursos realizados garantem certificado com carga horária cumprida registrada. Isto serve para currículo e poderá propiciar novas perspectivas. Logicamente, há muitos cursos na internet. Cito estes apenas como exemplos, conforme já registrei. Ao almejarem outros cursos, observem antes de se inscrever se de fato são confiáveis; se vocês irão, realmente, cumprir a carga horária e se o curso escolhido dá direito a certificado. Além de verificar se realmente é gratuito :D.
Mas além disto, poderão assistir a documentários diversos, séries que, de algum modo, tragam conhecimento relevante para alguma área de interesse, filmes que marcaram época, etc. Referências marcantes e variadas, a exemplo do cinema, música, literatura, HQ, artes visuais, história, etc. contribuem muito na formação de bons profissionais.
Também podem consultar as referências básicas e complementares dos componentes curriculares do semestre em que se encontram e buscar livros e outros textos indicados em pdf na internet. Ler é sempre importante e nos faz ver o mundo e a nós próprios de modo melhor.
Ainda sugiro que ouçam músicas que marcaram épocas diversas e pesquisem sobre a importância que tiveram. Há alguns documentários interessantes sobre trajetórias de bandas e grandes nomes da canção nacional e internacional.
Por fim, proponho uma troca de ideias por este fórum e considero muito relevante que também apresentem sugestões e comentem sobre determinados assuntos de interesse comum. Vejam o que acham e vamos, aos poucos, atravessar estes dias virtualmente juntos. Certamente quando tudo estiver passado, levaremos alguns conhecimentos e boas lembranças desta fase.
Cuidem-se e cuidem das pessoas próximas, procurem se informar adequadamente e mantenham a serenidade. Vamos em frente.

Cordialmente,

coordenação do Bacharelado em Publicidade e Propaganda