Festejos da Santa Cruz da Ladeira da Cadeia continuam no domingo

13 de setembro de 2010 Religião

Por Lorena Morais

O cortejo é acompanhado por pessoas da comunidade, que se divertem ao som da fanfarra

Aconteceu na manhã do dia 12/09 a Lavagem da Santa Cruz da Ladeira da Cadeia. Ela é realizada há 53 anos, sempre no segundo domingo do mês de setembro, e representa parte dos festejos a Santa Cruz* – cruz localizada na capela e sede da Associação de Moradores Estáveis da Ladeira da Cadeia (AMELC).

Os músicos da fanfarra chegam cedo ao local da capela para fazer o louvor e em seguida buscam as baianas – que se aprontam no terreiro de candomblé Ilé Ogodô Deí – para fazer o cortejo por algumas ruas da cidade e principalmente pela frente das igrejas da Santa Casa e Matriz (igrejas que reverenciam Santa Bárbara e Nossa Senhora do Rosário, respectivamente).

O cortejo segue até as escadarias do rio Paraguaçu, onde as baianas deixam oferendas a Iemanjá e sobe a ladeira para realizar a lavagem da capela da Santa Cruz com água de cheiro e flores, seguindo novamente ao terreiro para dar o término.

Os festejos iniciam com essa lavagem e na mesma semana (de quinta-feira a sábado) acontece o Tríduo em Louvor a Santa Cruz. A festa maior se dá no próximo domingo, dia 19, com missa na capela e apresentação do Grupo de Samba Esmola Cantada.
__________

*A Cruz foi colocada na frente de uma residência, há mais de cinquenta anos, por uma família católica. Ao mudar de religião, os integrantes da família pediram a um padre para retirá-la do local. Os moradores da Ladeira da Cadeia, ao saberem do fato, sugeriram que a deixasse no bairro. Então, desde 1957, são realizados os festejos em homenagem à santa Cruz, símbolo sacro no catolicismo.

Tags: , , ,

Deixe uma Resposta