Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

02 de Abril: Dia Mundial do Autismo

Publicado: Sexta, 01 Abril 2016 11:20

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado no dia 2 de Abril. Essa data serve para ajudar a conscientizar a população sobre o Autismo, que é um transtorno global do desenvolvimento e se caracteriza por prejuízo invasivo em diversas áreas do desenvolvimento, tais como: habilidades de interação social recíproca, habilidades de comunicação, ou presença de comportamento, interesses e atividades estereotipadas. Também chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), recebe o nome de espectro, pois uma pessoa com autismo não precisa apresentar todas as características do transtorno. Porém, em menor ou maior grau os déficits estão relacionados com as dificuldades de comunicação, relacionamento social e comportamento.

No processo de intervenção com crianças autistas, a família é uma peça fundamental que precisa atuar ativamente na estimulação, pois, ainda que o processo de intervenção envolvam diversos profissionais, como psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psiquiatra, psicopedagogo, etc., os pais e cuidadores são as figuras de referência da criança e possuem um vínculo afetivo que influencia de maneira positiva a implementação de práticas que podem otimizar o desenvolvimento de seus filhos. O profissional que atende uma criança autista deve transmitir orientações claras o suficiente para que os pais/cuidadores aproveitem as oportunidades no ambiente natural para ensinar novas habilidades a sua criança.

Entretanto, quando falamos de intervenção, uma questão que precisa ser melhor refletida se refere a rotina repleta de atividades de reabilitação, de maneira que, numa busca ansiosa por parte dos familiares em diminuir os déficits ocasionados pelo autismo, algumas crianças são privadas do convívio familiar, pois passam grande parte do tempo em intervenções e na escola. Assim, a estimulação da criança com profissionais capacitados é de fundamental importância, mas este processo deve continuar no ambiente familiar de forma natural, a partir das orientações oferecidas pelos profissionais.

Neste dia dedicado a conscientização sobre o autismo, é necessário lembrar que os pais ou cuidadores devem participar ativamente no processo de reabilitação da criança, mas não devem esquecer o papel de “pais”.

 

Ana Patrícia Costa
Psicóloga Clínica – CRP 03/12111

registrado em:
Fim do conteúdo da página