CAMINHOS AMEFRICANOS - CAPES abre seleção para intercâmbio em Moçambique

Publicado: Quinta, 07 Dezembro 2023 16:46

A CAPES e o Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançaram nesta segunda-feira, 4 de dezembro, a primeira seleção do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul que visa estimular a troca de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para o combate do racismo e para a educação das relações étnico-raciais a partir da cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e incentivo a pesquisas e ao desenvolvimento científico e tecnológico para a promoção da igualdade racial. Além disso, a ação fortalecerá a formação inicial e continuada de educadores na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais.

EDITAL

Serão selecionados até 50 estudantes quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos, alunos de licenciaturas a partir do 5° semestre e vinculados a Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas ou grupos correlatos,  para intercâmbio de 15 dias na Universidade Pedagógica de Maputo (UP – Maputo).

Alguns dos Requisitos para Participação:

• Estudantes que se autodeclaram como pessoas pretas, pardas ou quilombolas que estejam regularmente matriculadas a partir do 5º (quinto) semestre dos cursos de licenciatura de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas.
  • Não ter recebido bolsa ou benefício no Brasil ou no exterior para a mesma modalidade de agência pública federal nos últimos 24 (vinte e quatro) meses;
  • Ser pessoa preta, parda ou quilombola;
  • Ser discente de curso Licenciatura em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, reconhecido e recomendado pelo Ministério da Educação - MEC, em qualquer área de conhecimento;
  • Ter integralizado até, no máximo, 90% (noventa por cento) das disciplinas do curso de Licenciatura;
  • Estar regularmente vinculado(a) há pelo menos 2 (dois) semestres em:
  • a. Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEABs);
  • ou b. Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs); ou
  • c. Grupos correlatos; ou
  • d. Participar em programas de iniciação científica ou iniciação à docência como Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). As ações na qual o(a) candidato(a) participe devem estar relacionadas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão voltadas à Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro- brasileira e Africana.

Documentos exigidos:

Documento de identidade com foto; comprovante de residência no Brasil, histórico da graduação em andamento carimbado e assinado pela IES, autodeclaração;  declaração de ciência da inscrição no Edital da coordenação do curso do(a) candidato(a); declaração da coordenação da qual o(a) candidato(a) participa e desenvolve atividade de ensino, pesquisa ou extensão há, pelos menos, 1 (um) ano em Núcleo de Estudos Afro- brasileiros (NEABS) ou (NEABIS) ou grupos correlatos e carta de intenção do(a) candidato(a) ao Programa

Benefícios:

• Diárias (para 15 dias): R$ 10.500,00
  • Auxílio deslocamento (passagens aéreas): R$ 13.172,00
  • Auxílio seguro saúde: R$ 520,75
  • Auxílio para emissão de passaporte: R$ 257,25
  • Auxílio para emissão de visto de entrada em Moçambique: R$ 250,00

• Inscrições até 04/01/2024
  • Análise das propostas até 30/04/2024
  • Divulgação da Decisão Final até 10/05/2024
  • Início das atividades previstas a partir de agosto de 2024

Acesse o formulário de inscrição online em https://inscricao.capes.gov.br até 04/01/2024.

Mais informações em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-caminhos-amefricanos

Com informações do Ministério da Igualdade Racial