Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Auditoria Interna realiza ações relevantes no Mês Internacional de Conscientização das suas atividades

Publicado: Quarta, 24 Mai 2023 15:08 | Última Atualização: Quarta, 24 Mai 2023 16:15

Maio é o mês internacional de conscientização da Auditoria Interna e como tem sido a práxis, nossa unidade de Auditoria Interna realizou algumas ações relevantes que corroboram para que nosso trabalho seja visto e reconhecido.

 

Participação em Live promovida pela UNAMEC como destaque nacional em boas práticas de Auditoria juntamente com outras UAIGs da Bahia.

WhatsApp Image 2023 05 24 at 14.25.14WhatsApp Image 2023 05 24 at 14.27.18

Aconteceu em 12 de maio de 2023 uma live organizada pela Unamec - União Nacional dos Auditores do MEC para compartilhar uma excelente boa prática das Auditorias Internas das IFES Baianas - Trabalho Integrado de avaliação na área de transparência.

Auditoria Interna da UFRB participou ativamente dessa ação idealizada pelos Auditores da UFSB e UFOB; realizando em conjunto todo o seu planejamento, sendo apenas individualizado os relatórios devido a especificidades de cada Instituição.

Quer conhecer melhor como foi essa ação? Acessa esse link e assiste a live na íntegra:

https://www.youtube.com/live/dZVEEjd8hKQ?feature=share

Conheça também os resultados dessa ação de avaliação acessando o Relatório 02/2022:

https://ufrb.edu.br/auditoria/relatorios-de-avaliacao/category/33-2022

 

Auditoria Interna avança com a Progep na promoção da Gestão de Riscos

WhatsApp Image 2023 05 22 at 16.04.40WhatsApp Image 2023 05 22 at 16.04.43 1

A Auditoria Interna da instituição realizou no período de 16 a 18 de maio a Oficina para elaboração da Matriz de Riscos da PROGEP. 

A ação de consultoria em treinamento, prevista no Plano de Atividades de Auditoria Interna – PAINT 2023, ocorreu integralmente na forma presencial, contando com a presença de praticamente todos os servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal no auditório da PROGEP. 

Tal consultoria já havia sido empreendida no Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas – CCAAB e no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade – Cetens, sendo aprimorada para a aplicação em uma Pró-Reitoria, considerando as suas especificidades e complexidades.

O diferencial dessa oficina foi o refinamento da metodologia teórico-prática, com forte engajamento para a geração de um produto, a Matriz de Riscos, enquanto ferramenta aplicável à gestão setorial e estratégica da Pró-Reitoria. Tal ferramenta foi elaborada e customizada pela servidora Aline Barbosa de Oliveira, chefe do núcleo de execução de auditorias da UFRB. 

Segundo os mais de 30 participantes, essa metodologia, quando exposta e aplicada logo de início, afastou a idéia de que se tratava de apenas mais uma capacitação sem previsão de resultados concretos, o que ampliou o engajamento e esforço na produção da matriz. Ao final, na opinião dos participantes, a oficina serviu adicionalmente como um momento necessário de parada, reflexão e auto valorização do trabalho da equipe. 

Tal contexto resultou em um desempenho excepcional, com a finalização da missão de alimentação completa da planilha em apenas três dias (dos quatro previstos), em um clima leve, ainda que se tratassem de temas delicados de gestão. 

Para este trabalho a equipe de auditoria composta pelos servidores responsáveis pelo trabalho: Aline Barbosa de Oliveira, Siméa Azevedo Brito Borges e Igor Dantas Fraga, os quais desenvolveram e aplicaram esta consultoria,  restou a satisfação pelo resultado alcançado, que garante a primeira etapa da materialização da gestão de riscos em uma unidade, com o mapeamento de riscos, seu rankeamento, e a escrita de um plano de tratamento a ser posteriormente aplicado e monitorado pela equipe da Progep. 

A equipe de Auditoria aponta como boas práticas da Progep que explicam o sucesso da ação: O apoio presencial ininterrupto da alta direção da Progep, materializado nas pessoas de seu Pró-Reitor Wagner Tavares da Silva e de seus coordenadores Leonardo Ramos dos Santos e Paulo José Conceição Santana, o perfil de excelência da equipe e o bloqueio da agenda de atendimento/trabalho de toda a Pró-reitoria durante os dias da oficina. 

Assim, o trabalho de difusão e prática de uma cultura de gestão de riscos continua. Auditoria Interna da UFRB, sempre em evolução como nossa instituição!

registrado em:
Fim do conteúdo da página