BMJ lança desafio para acadêmicos da área da saúde

Estudantes da área da saúde têm até o dia 16 de outubro para se inscreverem em um desafio acadêmico que poderá abrir muitas oportunidades. A Ideation Challenges, com o apoio da British Medical Journal (BMJ), lançou o “The Future of Health Challenge”. A ação conta com a parceria do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – que oferece amplo e qualificado acervo científico para pesquisas de campos relacionados à saúde.

The Future of Health Challenge (Imagem: Ideation Challenge)

A BMJ elaborou três desafios, que visam proporcionar vários benefícios a estudantes de graduação, pós-graduação e residentes matriculados em instituições de ensino superior. Entre as vantagens estão: possibilidade de transformar o trabalho em artigo científico; oportunidade de agregar um projeto relevante ao currículo; viabilidade para desenvolver habilidades para resolução de problemas reais da área médica; e ampla visibilidade perante o editor e a comunidade científica que o acompanha.Os desafios propostos são:1. Apresentar resumo de algum projeto realizado fora do Brasil e que poderia ser adaptado para a realidade brasileira para tornar o health care mais acessível2. Apresentar uma estratégia de melhoria de algum aspecto da saúde pública em áreas remotas do Brasil, tomando como base projetos realizados no exterior3. Reportar um caso raro vivido nas práticas de graduação/residência e sugerir uma solução baseada em casos semelhantesAlguns critérios de avaliação serão observados, como: capacidade de expressar claramente as hipóteses (suposições); caráter inovador do projeto; sustentabilidade da iniciativa; aplicabilidade da solução; e alinhamento com os objetivos do Portal de Periódicos da Capes. Neste link é possível obter sugestões dos conteúdos científicos mais indicados para auxiliar na produção dos trabalhos. Para participar, é necessário realizar cadastro no site da Ideation Challenge. Com o registro feito, é possível fazer a submissão da proposta, clicando no link “Eu tenho uma solução”. O arquivo a ser enviado deve ser em formato PDF. Entre os dias 17 de outubro e 15 de novembro, a banca avaliadora do desafio fará análise de todos os projetos. O anúncio dos vencedores será na segunda quinzena de novembro. Até três trabalhos serão selecionados como vencedores, dependendo da aprovação por parte da banca avaliadora. As premiações incluem assinatura de um ano de qualquer ferramenta disponibilizada pela BMJ (a ser definida pelo vencedor), divulgação nos meios de comunicação da BMJ (sites, mídias sociais, periódicos); divulgação no Portal de Periódicos da Capes; e certificado da BMJ e da Ideation. O primeiro colocado terá a possibilidade de transformar o trabalho em artigo científico, a ser publicado no periódico BMJ Student.Para mais informações e submissão de propostas, a página do desafio é www.ideationchallenges.com.br/challenges/thefutureofhealth. Em caso de dúvidas, o e-mail para contato é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Portal de Periódicos CAPES/Alice Oliveira dos Santos