Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Conteúdos de acesso aberto do Portal de Periódicos podem ser visualizados de qualquer lugar

Além dos títulos assinados, que dependem de reconhecimento de IP, o Portal de Periódicos oferece um vasto conteúdo livre, acessível por qualquer cidadão que deseja realizar pesquisas.

O Portal de Periódicos indexa informações científicas de todas as áreas do conhecimento. O acervo da biblioteca virtual da CAPES abrange conteúdos assinados e outros de acesso livre, estes disponíveis para qualquer pessoa conectada à internet em qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Os materiais de acesso aberto são de alta relevância científica e possuem conteúdo confiável para pesquisa, seguindo o padrão de qualidade definido para o acervo do Portal de Periódicos.

Um exemplo é o Directory of Open Access Journals (DOAJ), que opera como um diretório online que indexa e fornece acesso livre a revistas científicas conceituadas, revisadas por pares e em diversas áreas do conhecimento. A plataforma reúne cerca de 9.500 publicações de 126 países, somando mais de 2.5 milhões de artigos.

Outra base de conteúdo aberto é a Free Medical Journals. A editora defende o acesso irrestrito ao conhecimento científico, com o prenúncio de que isso terá um grande impacto na prática médica. São mais de cinco mil títulos disponíveis, distribuídos em tópicos que englobam especialidades da medicina.

Um terceiro exemplo é o Scientific Electronic Library Online (Scielo – Brasil). Além de uma ampla coleção de livros nacionais, o diretório oferece busca integrada de artigos de vários países: África do Sul, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Os números registrados são de 1.249 periódicos, 39.651 fascículos, 573.525 artigos e 13.005.080 citações.

Para localizar as publicações livres o usuário pode utilizar qualquer ferramenta de busca do Portal de Periódicos ou, se não souber onde encontrá-las, é possível filtrar uma lista com esse conteúdo.

Basta entrar na opção Buscar base e clicar na aba “busca avançada”. No campo “tipo”, selecione “Sites com periódicos de acesso gratuito”. Depois é só clicar em “enviar” e conferir os links disponíveis.

Fonte:CAPES/MEC

registrado em:
Fim do conteúdo da página