Sciberbrain é um dos novos conteúdos disponíveis para usuários do Portal de Periódicos

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) indexou recentemente uma base de referências que busca promover a Bioquímica e a Biologia em uma variedade de contextos educativos. Os usuários da biblioteca virtual têm acesso integral à plataforma Sciberbrain, que comporta uma coleção de recursos direcionados ao debate da Ciência, ligados especialmente a áreas como Engenharia Genética, células-tronco, vacinas, testes clínicos e química cerebral.

O conteúdo está em sintonia com a missão da CAPES de apoiar a formação inicial e continuada de professores para a educação básica, englobando docentes e estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio, principalmente. O Sciberbrain apoia discussões tanto na sala de aula quanto em eventos multidisciplinares, além de atuar como inspiração para a próxima geração de jovens cientistas. Os recursos incluem um fundo científico de apresentação, perguntas e respostas, diálogo e vídeos selecionados por professores e pesquisadores.

Página inicial da base Sciberbrain (Imagem: www.sciberbrain.org)

O projeto é iniciativa da Biochemical Society, uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1911 e voltada para aprendizagem em benefício do avanço da Bioquímica. A base é dividida em dois níveis de habilidade: padrão e avançado. Os módulos apresentam informações sobre os tópicos apresentados, opiniões sobre cada temática, questionários, espaço para discussão e algumas atividades complementares, com leituras extras, link para pesquisa e notícias de jornais e periódicos sobre o assunto.

É possível fazer as pesquisas por meio da seleção de tópicos que o usuário deseja explorar, mostrar apresentações científicas para turmas de alunos ou ouvintes, solicitar aos participantes que explorem os links interativos a fim de formular opiniões e proporcionar debates para aumentar a compreensão acerca do estudo.

A plataforma está disponível no Portal de Periódicos para todos os brasileiros com interesse em ciência. Para acessar o conteúdo, é necessário entrar na busca por base e pesquisar o nome “Sciberbrain”.

Fonte: "Portal de Periódicos da CAPES”