Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Referências sobre sarampo disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES

Referências sobre sarampo disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES (Foto: PX Here)Em março, o Ministério da Saúde notificou a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) sobre mais um caso endêmico de sarampo, confirmado no estado do Pará. O fato representa a perda de um selo conquistado em 2016 pelo Brasil: o certificado de erradicação da doença. O momento de alerta é propício para a análise do tema em diversas instâncias. O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abriga um amplo conteúdo da área e oferece gratuitamente para a comunidade acadêmico-científica brasileira.

O Ministério da Saúde informou à OPAS que está atuando para controlar a doença e obter novamente o status de país livre do sarampo. O Brasil viveu um surto da doença em 2018 com mais de 10 mil casos registrados especialmente no Amazonas e em Roraima. O critério estabelecido para a retirada do certificado de erradicação é a incidência de casos confirmados do mesmo vírus durante 12 meses. Segundo a OMS, a primeira pessoa infectada dentro do território brasileiro ocorreu em 19 de fevereiro de 2018. O caso ocorrido no Pará é do dia 23 de fevereiro de 2019.

Neste momento de alerta, é natural que pesquisadores e profissionais ligados à saúde busquem mais informações sobre o tema, a fim de contribuir com o controle da doença. Por meio do Portal de Periódicos, esse público encontra diversas referências, desde contribuições feitas há anos até as publicações mais recentes. É possível pesquisar em diversos idiomas e filtrar os resultados de acordo com o interesse do usuário, como, por exemplo, organizar a lista por data, relevância, volume de acessos, autor e título.

Entre as possibilidades disponíveis, a pesquisa pela palavra-chave “sarampo” no campo buscar assunto gera uma lista com mais de 700 resultados, incluindo artigos, entradas de referência, capítulos de livros, recursos textuais, resenhas, entre outros tipos de recursos.

Fonte: Portal de Periódicos da CAPES

registrado em:
Fim do conteúdo da página