Portal facilitará acesso a publicações científicas

Iniciativa disponibilizará conteúdos científicos atualizados e deve beneficiar cerca de 1,8 milhão de profissionais de saúde

Os ministérios da Saúde e da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao MEC, anunciaram, nesta terça-feira (29), o lançamento do portal “Saúde Baseada em Evidências” (http://periodicos.saude.gov.br), que disponibiliza conteúdos científicos para cerca de 1,8 milhão de profissionais de saúde. A iniciativa possibilita o acesso às melhores publicações científicas, de conteúdo atualizado, com a finalidade de subsidiar a tomada de decisão no diagnóstico, no tratamento e na gestão.

Pelo portal, os profissionais também poderão utilizar ferramentas como calculadoras médicas e de análise estatística, além de conteúdo multimídia. O Ministério da Saúde disponibilizará um total de R$ 10 milhões para viabilizar o portal.

“A parceria do Ministério da Saúde com o Ministério da Educação está colocando à disposição dos profissionais o que tem de mais moderno em estudos e práticas de saúde baseada em evidências. Isso permitirá que esses profissionais tenham acesso a informações de qualidade para atuar nos serviços de saúde, salvando vidas e ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Para ter acesso ao site, é preciso estar vinculado ao conselho profissional de uma das seguintes áreas: biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social.

A base de dados do portal foi selecionada a partir de um levantamento realizado por pesquisadores e docentes de universidades públicas do País, que considerou a relevância e a atualização do conteúdo disponibilizado. O material foi selecionado para atender às principais necessidades dos profissionais de saúde. “O conteúdo do Portal dará uma grande contribuição a saúde pública brasileira, proporcionando a democratização da ciência com o que há de melhor na área da saúde. Com isso, os profissionais poderão prestar uma atenção mais ágil e segura à população”, explicou o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Bases de dados que foram selecionadas para fazer parte do Portal

Base de Dados

Rebrats

Engloba estudos nacionais na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), desenvolvidos por pesquisadores brasileiros, com temas prioritários para o sistema de saúde nacional.

Embase

Ferramenta online com revisões sistemáticas em áreas como farmacologia, ciências farmacêuticas, toxicologia; alergia e imunologia, oncologia, neurologia, cardiologia, química medicinal e descoberta de drogas.

ProQuest Hospital Collection

Além de publicações periódicas, inclui a ferramenta de cálculo e análise de estatísticas de medicina baseada em evidência Medical Evidence Matters, que permite avaliar opções terapêuticas para condições médicas conhecidas.

Atheneu livros Virtuais

As publicações abrangem conteúdos relacionados às área de enfermagem; nutrição; fisioterapia; saúde coletiva; alergologia e imunologia clínica; anestesiologia; cardiologia; cirurgia; doenças infecciosas e parasitárias; medicina laboratorial; endocrinologia; fisiatria; gastroenterologia; geriatria; ginecologia e obstetrícia; nefrologia e urologia; neurologia; odontologia; oncologia; traumatologia; otorrinolaringologia; pediatria; psiquiatria; pneumologia; histologia; farmacologia; fisiologia; microbiologia; além de engenharia biomédica.

Micromedex

Oferece acesso a dois módulos: Diseasedex – Emergency Medicine, que apresenta dados e informações para as primeiras 72 horas de uma emergência médica, como suporte à vida, tratamentos e apresentação clínica e Diseasedex – General Medicine, que engloba o período posterior às primeiras horas de uma emergência médica, como prevenções, sintomas e complicações com informações baseadas em evidências referenciadas.

Dynamed

É uma ferramenta de referência clínica para uso no local de tratamento, criada por médicos para médicos. Contém sumários clinicamente organizados e inclui calculadoras médicas.

Best Practive –

British Medical Journal (BMJ)

Base de dados em prática médica que fornece informações detalhadas sobre como fazer diagnósticos, incluindo testes, diagnósticos diferenciais e diretrizes.

Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br