Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Um em cada 10 cartões bancários está contaminado com coliformes fecais

Pesquisa realizada no Reino Unido para o Global Handwashing Day mostra que 14% das notas de dinheiro também contém bactérias

Cientistas da London School of Hygiene & Tropical Medicine e da Queen Mary, University of London, no Reino Unido descobriram que um em cada 10 cartões bancários estão contaminados com coliformes fecais.

O relatório, organizado para o Global Handwashing Day, mostra ainda que uma em cada sete notas de dinheiro (14%) também contém bactérias fecais.

A pesquisa destaca a importância da lavagem das mãos com sabão antes de comer e depois de usar o banheiro.

 

 

 

O estudo teve objetivo de investigar os níveis de contaminação bacteriana das mãos, cartões de crédito e dinheiro de amostras em Londres, Birmingham e Liverpool a fim de aumentar a conscientização da população.

A equipe recrutou 272 participantes do Reino Unido que participaram de um estudo científico e também foram convidados a preencher um questionário com. Os resultados revelaram que apenas 39% dos entrevistados lavaram as mãos antes de comer. Cerca de 91% dos entrevistados também afirmaram que lavavam as mãos após usar o banheiro, apesar dos níveis surpreendentes de organismos fecais nos cartões e moeda sugerirem o contrário.

Segundo os pesquisadores, lavar as mãos com sabão pode reduzir as infecções que causam diarreias em até 42%, mas apenas 69% das pessoas relataram fazer isso sempre que possível.

A pesquisa também revelou que mais de um quarto das mãos da amostra (26%) apresentaram vestígios de contaminação fecal, incluindo bactérias como a E. coli. Mais significativamente, das amostras colhidas, 11% das mãos, 8% dos cartões e 6% de notas mostraram contaminação semelhante à encontrada em vasos sanitários sujos.

"Nossa pesquisa mostra o quão importante é a lavagem das mãos. Os níveis surpreendentes de contaminação que encontramos em objetos cotidianos é um sinal de que as pessoas estão esquecendo-se de lavar as mãos após ir ao banheiro, um dos momentos-chave para a prevenção de infecção. Esperamos que no Global Handwashing Day, as pessoas tirem um tempo para pensar sobre lavar as mãos com sabão e tornar isso parte da rotina de suas vidas diárias", conclui o pesquisador Val Curtis.

 

Global Handwashing Day

 

O Global Handwashing Day é a peça central de uma semana de atividades que visa mobilizar milhões de pessoas a lavar as mãos com sabão.

A iniciativa visa conscientizar a população de que esta atividade simples pode salvar mais vidas do que qualquer vacina ou intervenção médica, impedindo a propagação de infecções e manter as crianças na escola.

As crianças, que muitas vezes são energéticas, entusiastas e abertas a novas idéias, podem atuar como agentes de mudança, tomando as lições aprendidas sobre a lavagem das mãos e aplicando em suas casas, escolas e comunidades.

Global Handwashing Day tem como objetivo motivar as crianças a abraçar e partilhar práticas de higienização adequadas das mãos para assumir o papel de embaixadores da lavagem das mãos.

Fonte: R7

registrado em:
Fim do conteúdo da página