Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Bibliotecárias do Centro de Ciências da Saúde ministrarão mini-curso sobre o Portal da Capes durante a II Reconcitec.

O Portal de Periódicos da Capes foi criado em 2000 para democratizar o acesso ao conhecimento científico no país. É uma biblioteca virtual, que reúne conteúdo de alta qualidade, assinado com editores e associações científicas internacionais. A Finalidade do Portal de Periódicos é reduzir as desigualdades regionais no acesso à ciência. Disponibiliza periódicos científicos que publicam os avanços e discussões realizadas no meio acadêmico nas diferentes áreas do conhecimento. (Cartilha do MEC/CAPES).

Recentemente as bibliotecárias do CCS, Marise Nascimento Flores Moreira e Magali Alves Albuquerque, participaram de um evento realizado na UFMA, onde foram devidamente treinadas para lidar com a plataforma, e agora pretendem disseminar o conhecimento obtido, começando pelo mini-curso.

Segundo as profissionais, a principal motivação para desenvolver este trabalho é a demanda de usuários que almejam o acesso ao Portal, sobretudo neste centro de ensino, tendo em vista que a instituição já firmou o termo de compromisso com a CAPES, e possui acesso às bases contratadas, dependendo apenas de divulgação e orientação para o uso. “Se a universidade possui esse compromisso com a CAPES, é nossa obrigação enquanto profissionais da UFRB trabalhar em prol da divulgação e da orientação da comunidade acadêmica como um todo, visando o acesso efetivo ao conteúdo disponível”, comentou Marise.

Questionada sobre possíveis dificuldades no acesso ao portal, Marise pontuou a existência de uma barreira lingüística, já que a maioria das informações disponíveis no portal é predominantemente em inglês, no entanto, as vantagens vinculadas a estas publicações, tais como: conteúdo atualizado periodicamente, artigos revisados pelos pares e base de dados multidisciplinar, fazem do portal uma ferramenta fundamental.

Por: Deivid Rodrigues

registrado em:
Fim do conteúdo da página