Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Sugestões de filmes para assistir nestas férias!

Procurando filmes e documentários para assistir nas férias? Selecionamos ótimas opções com histórias instigantes para maratonar nos dias de folga (e terminar todos antes de voltar à rotina). Confira:

 

1 - Catching the Sun

Elysia Energia Solar Rio Grande do Sul Porto Alegre

Primeiro e maior documentário sobre o crescimento da energia solar no mundo, o filme é uma fonte de inspiração para quem simpatiza, é usuário ou trabalha com a fonte energética. Dirigido por Shalini Kantayya, o documentário tem depoimentos de dono de fábrica de painéis na China e de trabalhadores da Califórnia que mudaram de vida por ingressar nesse mercado.

A cineasta e ativista ambiental procura encontrar as respostas para questões sobre como construir uma economia de energia limpa e renovável, a partir do olhar dos trabalhadores envolvidos com essa atividade. Disponível no Netflix.

 

2 - Sol de Norte a Sul

Este é um webdocumentário produzido pela organização ambientalista Greenpeace, de uma beleza fotográfica marcante. Trata-se de uma viagem “de norte a sul” do país para conhecer as diferentes experiências de brasileiros que já são beneficiados pelo aproveitamento da energia solar.

Dividido em quatro seções, o documentário mostra os benefícios sociais da utilização da energia solar, as dificuldades enfrentadas para sua consolidação como fonte de energia, as histórias de brasileiros que apostaram no segmento e, finalmente, um mapa interativo.

 

3 - SlingShot 

Elysia Energia Solar Rio Grande do Sul Porto Alegre

Dirigido por Paul Lazaro, que chegou a produzir um dos episódios da série Friends, SlingShot foca no trabalho do cientista Dean Kamen e o seu trabalho para resolver o problema da crise hídríca mundial.

O filme mostra seu trabalho voltado para pessoas carentes, que, geralmente, não consomem água potável. Disponível no Netflix.

 

4 - #MOVIDOSPORENERGIASOLAR

O documentário pretende alcançar mais de 20 cidades da região sudeste do Brasil, percorrendo cerca de 3.500 km. O veículo utilizado é elétrico e será abastecido, ao longo da jornada, em pontos de geração de energia elétrica a partir da energia solar.

O objetivo do filme é trabalhar com vistas à conscientização para a possibilidade de geração da própria energia de consumo. Ao mesmo tempo, pretende demonstrar como o setor está forte e crescendo em demanda e em oferta.

 

5 - Como Mudar o Mundo

 Elysia Energia Solar Rio Grande do Sul Porto Alegre

O documentário, dirigido por Jerry Rothwell, conta a história da origem do Greenpeace. Não queremos contar de antemão, mas, só para dar um gostinho, tudo começou nos anos 1970, quando um grupo de ativistas organizou um protesto contra testes nucleares.

Um filme inspirador, e vale pela curiosidade de entender o que pensa, de fato, o Greenpeace. Disponível no Netflix.

 

6 - Energia Renovável

Documentário da série Maravilhas Modernas, produzido pelo History Channel. Enfoca, entre outros, o sistema de energia solar da Divisão Regional da Fedex (empresa americana que opera como os Correios no Brasil), no Aeroporto Internacional da cidade de Oakland, na Califórnia. Este sistema produz 80% da energia elétrica utilizada pela unidade, onde operam 1.700 trabalhadores.

O interessante no documentário é o fato de ser muito didático, explicando os princípios que regem a utilização da energia solar, seja para aquecimento, seja para a produção de energia elétrica. Fornece também dados históricos sobre a utilização da energia solar.

 

7 - Demain

Elysia Energia Solar Rio Grande do Sul Porto Alegre

De Cyril Dion e Mélanie Laurent, o documentário aborda a atual situação do meio ambiente, que a cada dia exige mais medidas drásticas.

O filme “ecológico” abandona um pouco a crise e foca em seres humanos comuns que estão desenvolvendo projetos e dispositivos para tornar o mundo um lugar melhor para se habitar. Disponpivel no Netflix.

 

8 - Energia Solar Fotovoltaica

Documentário brasileiro, terceiro episódio da série Fontes Renováveis, produzido pela TV USP Piracicaba, que aborda outras fontes energéticas nos demais episódios.

O documentário concentra-se, inicialmente, nas entrevistas com inúmeros especialistas, professores e técnicos.

Posteriormente, realiza uma visita ao Projeto Megawatt, da Eletrosul, de Santa Catarina. Este é o maior projeto de geração de energia fotovoltaica em um prédio público na América Latina a partir da energia solar.

 

9 - Terra

Elysia Energia Solar Rio Grande do Sul Porto Alegre

No Ártico, um urso polar e seus dois filhotes despertam com os raios solares, o que faz com que tenham que buscar comida antes que o gelo à sua volta derreta. No deserto do Kalanari, uma aliá e seu filhote encontram água após uma longa caminhada, mas precisam dividi-la com um grupo de leões. Uma baleia precisa manter seu filhote a salvo durante a migração do Equador à Antártida, um percurso de mais de 6 mil km.

Além da história da natureza sendo contada em um filme, as imagens e a fotografia são de cair o queixo. É dirigido por Alaistair Fothergill e Mark Linfield. Disponpivel no Netflix.

Gostou dessas dicas de filmes e documentários? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

 

Fontes: http://www.solarvoltenergia.com.br/5-filmes-e-documentarios-sobre-energia-solar/

           http://www.elysia.com.br/blog/cinco-filmes-sobre-sustentabilidade-para-assistir-no-netflix/

 

Fim do conteúdo da página