Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

IV Seminário de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE do CETENS

Acontece nos dias 17 e 18 de outubro de 2018 o IV Seminário de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) do CETENS, com o tema: Diálogo entre a Universidade e os campos de atuação profissional: possibilidades do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

No evento, serão divulgados trabalhos de iniciação científica; projetos e programas de extensão e ações associadas, contendo as seguintes atividades: momento cultural, palestras, oficinas e apresentação de comunicações orais. Espera-se como resultado favorecer o amplo debate em um espaço de reflexão sobre ética, ensino, pesquisa, e extensão na docência e no ensino superior.

Será gratuito e aberto à participação dos docentes, técnicos, discentes e da comunidade externa. Todos os participantes inscritos serão certificados.

Se inscreva através do link: https://www3.ufrb.edu.br/eventos/ivsiepe/inscricao/

0001

Resumo Oficinas - IV SIEPE

As oficinas descritas abaixo irão acontecer no dia 17 de outubro de 2018, das 14 às
18hs. A inscrição nas oficinas ocorrerá no momento do credenciamento do evento, que
ocorrerá neste mesmo dia, das 08:00 às 09:00 horas.

1. Tema da oficina: Uma Introdução ao LATEX.
Resumo: O LATEX é um sistema de processamento de textos, por meio de comandos, que gera
vários tipos de documentos de alta qualidade como artigos, cartas, livros, slides e
pôsteres. A proposta dessa oficina é apresentar aos participantes o sistema e suas
vantagens, estimulando o seu uso na elaboração dos diversos textos acadêmicos.
Número de participantes: 30 pessoas

2. Tema da oficina: Pedagogias do século XXI: novos discursos e práticas
pedagógicas, desafios e perspectivas.
Número de participantes: 30 pessoas

3. Tema da oficina: Pesquisa-ação, Extensão Popular e Interdisciplinaridade -
ensaio metodológico.
Resumo: Trabalhar a relação entre Pesquisa Participante e Extensão Popular como aporte

teórico para promover um diálogo com aqueles que atuam no campo da extensão, em
particular, com o extensionista de áreas rurais e organização das comunidades, com o
extensionista de áreas urbanas voltados aos setores sociais empobrecidos e
distanciados da posse de bens e serviços culturais e de sobrevivência humana, e com
todos/as aqueles que estão imersos nas mais diferentes realidades, vislumbrando,
mesmo assim, horizontes de superação das mesmas, inclusive por caminhos
institucionais, em que a extensão pode ter um papel importante. Com os seguintes
objetivos: Debater as categorias Pesquisa Participante e Extensão Popular, e suas
inter-relações; Discutir situações-problemas de Pesquisa e Extensão, sob o prisma
crítico, participativo e interdisciplinar.
Número de participantes: 30 pessoas

4. Tema da oficina: Tecnologia Assistiva e Acessibilidade: construindo recursos
Resumo: A atividade tem como tema Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, e envolve a
construção de recurso de Tecnologia Assistiva voltado para pessoas com deficiência e

pessoas idosas. O objetivo é contextualizar o campo da Tecnologia Assistiva e
Acessibilidade relacionando com a construção de equipamentos acessíveis que
promovam a independência e autonomia de pessoas com deficiência e pessoas
idosas. A metodologia da atividade envolverá a apresentação de casos com desafios
de acessibilidade que envolverão a construção de recursos de TA.
Número de participantes: 20 pessoas

5. Tema da oficina: Geogebra: operação e utilização para o ensino de Matemática
na Educação do Campo.
Resumo: O objetivo da oficina é contribuir com o desenvolvimento da habilidade dos
licenciandos em Educação do Campo (com habilitações em Matemática e também em
Ciências da Natureza) em operar com o software livre GEOGEBRA, visando
instrumentalizá-los, tanto para o estudo em Matemática como para a utilização desse
recurso tecnológico nas suas diversas atividades de formação docente. Esta inciativa
busca ampliar as possibilidades de formação desses professores, na perspectiva da

Geometria Dinâmica, o que se constitui como bastante enriquecedor, no sentido de
promover as habilidades de ensino e, consequentemente, os resultados da
aprendizagem de seus futuros alunos.
Número de participantes: 30 pessoas

6. Tema da oficina: Ética em pesquisa com seres humanos: redigindo o termo de
consentimento livre e esclarecido.
Resumo: Os Comitês de ética em pesquisa (CEP) com seres humanos foram constituídos como
instâncias independentes, para funcionar como o controle social sobre as práticas da
ciência. Desta forma, cumprindo o papel legal estabelecido pela resolução 466/2016
do Conselho Nacional de Saúde e o papel institucional do CEP na UFRB, cabe aos
Comitês oferecer instrumentos para capacitar docentes e discentes que desenvolvem
pesquisas e trabalham com projetos extensionistas envolvendo seres humanos.
Portanto, será realizada uma abordagem teórica de 45 minutos sobre o histórico da
ética na pesquisa e uma discussão sobre os princípios da bioética e suas implicações
no desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Também será
oferecida uma oficina de caráter educativo, sobre como construir o Termo de
Consentimento Livre e Esclarecido, para cumprimento dos preceitos éticos exigidos

pela Resolução CNS 466-2012. O evento também serve para sensibilizar professores,
estudantes e servidores técnicos quanto aos riscos envolvidos nas pesquisas que
envolvem a participação de seres humanos e que mecanismos poderão ser adotados
para minimizar esses riscos. Trata-se, portanto, de uma atividade organizada pelo
Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal do
Recôncavo da Bahia, com vistas a esclarecer os pesquisadores da UFRB sobre os
procedimentos éticos necessários para realização de projetos de ensino, pesquisa e
extensão que envolvem a participação de seres humanos.
Número de participantes: 30 pessoas

7. Tema da oficina: Oficina de construção de questionário para pesquisa em
ensino.
Resumo: Discussão das vantagens e desvantagens do questionário como ferramenta de coleta
de dados. Limitações dos questionários enquanto ferramenta de coleta de dados.
Estrutura do questionário. Comitê de Ética e Plataforma Brasil. Avaliação e validação
de questionário. Exercício de uso do roteiro de elaboração de questionário.
Número de participantes: 30 pessoas

 

Fim do conteúdo da página