CAFe - veja aqui como ter acesso ao Portal de Periódicos CAPES.

capes 5

CAFe e acesso remoto ao Portal de Periódicos CAPES

capes

A forma mais tradicional para explorar as ferramentas do Portal de Periódicos CAPES é diretamente no campus, com reconhecimento de IP. Entretanto, no período de pandemia, quando o distanciamento social se fez necessário, a procura pelo acesso remoto aumentou. Simultaneamente, cresceu também o volume de dúvidas sobre a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Provida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a CAFe permite que usuários utilizem login e senha institucionais para diversos serviços – entre eles, é possível acessar de forma remota o conteúdo assinado do Portal de Periódicos.

De acordo com a RNP, mais de duzentas universidades e institutos de pesquisa brasileiros compõem hoje a comunidade federada. Para saber se você pode usufruir do benefício, é necessário verificar se a sua instituição encontra-se na lista disponível no Portal de Periódicos ou entrar em contato diretamente com a área de TI ou biblioteca da sua instituição, responsável por aderir ao serviço.

Confira aqui mais informações.

Veja as respostas a questionamentos recorrentes sobre a CAFe:

capes 1

Como acessar o conteúdo do Portal de Periódicos pela CAFe?

Caso sua instituição participe da Comunidade Acadêmica Federada, o acesso remoto é feito na seção Acesso CAFe. O usuário deve usar a identificação pessoal concedida pela instituição para se autenticar. Utilize o caminho a seguir:

1. Acesse o Portal de Periódicos;
  2. Clique no link ACESSO CAFE disponível no topo da página;
  3. Uma lista de instituições participantes da comunidade aparecerá. Você deve selecionar sua;
  4. Ao clicar em “enviar”, você será direcionado para uma nova tela onde deverá incluir o nome de usuário e senha fornecidos pela sua instituição;
  5. Após a identificação, você será redirecionado para a página inicial do Portal de Periódicos e poderá iniciar sua pesquisa.

Para informações detalhadas do passo a passo, acesse este tutorial.

capes 2

O login no “Meu espaço” permite acesso ao conteúdo do Portal?

A identificação no Meu espaço não tem vínculo com a autenticação no Acesso CAFe. Dessa forma, realizar o login nessa área não possibilita o acesso remoto ao conteúdo disponível para sua instituição.

O cadastro no “Meu espaço” existe para oferecer serviços relacionados ao Portal de Periódicos, como: inscrição nos treinamentos on-line; acesso ao certificado de participação após os treinamentos; recebimento de informativos enviados aos usuários; registro de artigos e alertas de pesquisas realizadas no acervo; criação de lista de bases de dados favoritas. O guia do Portal de Periódicos abrange todas as particularidades dessa seção.

De toda forma, além dos conteúdos assinados, o Portal de Periódicos indexa bases de dados, revistas científicas e outros recursos de acesso aberto – que não dependem de reconhecimento de IP ou autenticação para consulta.

capes 3

Minha instituição é federada, mas o acesso apresenta falha. O que pode ter acontecido?

Entre os motivos mais comuns de erro, estão problemas no provedor de identidade da instituição, autenticação incorreta do usuário e desconhecimento dos conteúdos disponíveis.

Vale lembrar que a responsabilidade referente ao acesso remoto é das instituições – ou seja, os problemas são dissolvidos pelos profissionais de TI de cada organização, com suporte da RNP, quando necessário

capes 6

A comunidade federada é a única forma de acesso remoto ao Portal?

Eventualmente, as instituições participantes podem oferecer aos seus alunos e funcionários formas de acesso diferentes, por VPN (Virtual Private Network) ou outro mecanismo. Para modos de acesso além da CAFe, também é necessário acionar as equipes de tecnologia e/ou bibliotecas institucionais.

capes 7

O acesso via CAFe apresentou erro. Devo contatar o Portal de Periódicos?

O primeiro contato deve ser realizado com o suporte de TI da sua instituição. Isto porque o acesso remoto via CAFe é responsabilidade da instituição de ensino superior junto à RNP.

A equipe do Portal de Periódicos deve ser acionada caso você não tenha sucesso nessa comunicação ou tenha dificuldade para acessar algum conteúdo. O e-mail de contato é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e é preciso incluir as seguintes informações ao enviar a mensagem:

• Vinculação institucional;
  • Forma de acesso ao Portal;
  • Conteúdo que deseja acessar;
  • Print das mensagens de erro (com endereço URL e identificação de acesso).

Contato

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, Brasília, DF, CEP: 70040-020, Brasília - DF

capes logos