Mesa redonda no canal TV UFRB, do Youtube - "Cientistas nos povos tradicionais: trajetórias possíveis".

Ação vinculada ao Projeto "Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e Engenharias".
Palestrantes: Floricéia Magalhães, Saraí Aparecida e Maria dos Santos Oliveira.

Estão abertas as inscrições para a Mesa Redonda intitulada "Cientistas nos povos tradicionais: trajetórias possíveis", que será realizada no dia 16 de setembro de 2021, às 14:30hs, no canal TV UFRB, do Youtube, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=c-iVaIqXidQ.

Na Mesa, teremos a participação das Professoras Floricéa Magalhães Araújo (UFBA), Saraí Aparecida Santiago de Sena (Licenciada em Química pela UFRB) e da senhora Maria dos Santos Oliveira, mais conhecida como "Dona Santa" (Comunidade Três Lagoas - Amargosa). A mesa será mediada pela Profa. Dra. Maricleide Pereira de Lima Mendes (CETENS/UFRB).

Para fins de certificação, os interessados poderão se inscrever do dia 08 de setembro de 2021 ao dia 16 de setembro de 2021, pelo link http://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf.

A professora Floricéa possui doutorado, Mestrado e graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia. É professora no Instituto de Química da mesma instituição. Trabalha com temas extensionistas voltados a Biodiversidade, Etnobotânica e Tecnologia Social e tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Prospecção fitoquímica e de atividade biológica de plantas medicinais no Semiárido Baiano; Poiretia bahiana (Leguminosae), Acritopappus (Asteraceae), Óleos Voláteis, diterpenos, flavonoides, rotenoides e atividade antioxidante. A professora Saraí Aparecida é graduada em Licenciatura em Química pelo Centro de Formação de Professores da UFRB e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. A senhora Maria dos Santos Oliveira é uma forte líder na Comunidade Três Lagoas, de Amargosa. Trabalha com ervas, benzimentos e outros saberes dentro e fora de sua comunidade. Participa de programa de extensão da UFRB, em parceria com a UFBA, sendo pesquisadora local.

Passo a passoPasso a passo 2