De 30 de novembro a 03 de dezembro acontece o VII Reconcitec - Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia com o tema “Viva a Ciência!”.

Reconcitec 1

Reconcitec 2

A Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia, (RECONCITEC) que em 2021 estará na sua sétima edição e será realizada de forma virtual, em virtude da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). O evento está fortalecido no âmbito do Recôncavo, com um público cativo e que aumenta a cada edição. Em 2021 pelo segundo ano, o evento será transmitido via web por meio das plataformas virtuais e redes sociais da UFRB e contaremos com a participação de pesquisadores de todo o Brasil e do exterior.

A RECONCITEC visa à difusão e o estímulo do debate acerca das atividades científicas, extensionistas, tecnológicas, de internacionalização e permanência qualificada desenvolvidas em âmbito nacional e especificamente na região do Recôncavo Baiano. Objetiva ainda propiciar o intercâmbio da ciência e a aplicabilidade de resultados científicos e tecnológicos e elaborar estratégias para a promoção do desenvolvimento do Recôncavo da Bahia.

Esta edição traz como tema: “Viva a Ciência!” onde a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia convida a sociedade a saudar a ciência neste VII Reconcitec.

O mundo foi afetado por uma grave crise sanitária no final de 2019 que culminou na pandemia que modificou o comportamento social. Pessoas e instituições viram-se forçadas a modificar comportamentos para conter o avanço do vírus “Sars-CoV2.”

A ciência foi, então, colocada à prova. Mesmo em cenário de alto risco, cientistas, institutos e universidades iniciaram trabalhos de pesquisas com o objetivo de conter o avanço da pandemia. Vacinas foram criadas em tempo recorde, insumos foram produzidos em massa utilizando recursos alternativos e tecnologias foram adaptadas para lidar com a nova realidade, a exemplo dos mecanismos de comunicação virtual que possibilitaram a continuidade de atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das universidades. Esses recursos contribuíram e contribuem para amenizar o impacto nefasto do distanciamento físico resultante do necessário isolamento social.

Por isso e muito mais a ciência contribuiu para salvar pessoas e melhorar condições de vida em momento tão singular de nossa história.

Contudo, apesar da notória importância para a humanidade, no Brasil e em algumas partes do mundo a ciência foi atacada em sua essência: o método de análise. Insurgiram-se grupos empunhando bandeiras ideológicas que buscaram constranger cientistas e seus objetos de pesquisa. Critérios científicos foram questionados com preceitos do senso-comum, reacendendo a chama de um conflito que, pensávamos, já estava superado. Conhecimentos sólidos já há muito comprovados voltaram à baila dos questionamentos superficiais sem fundamentação. Movimentos “anticiência” remanescentes encontraram nas redes sociais um solo fértil para agregar pessoas e, de forma organizada, fazer ataques a cientistas e institutos. O rastro desses ataques chegou a escolas, universidades, institutos de pesquisa e livros-didáticos. Aulas, palestras e atividades de pesquisa foram interrompidas, gerando enormes prejuízos aos objetos de análise e à saúde mental de pesquisadoras e pesquisadores.

Por tudo isso, e por acreditar na força que a ciência possui para protagonizar a fase “pós-pandemia”, o tema central da VII Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia será “Viva a Ciência!”.

Um viva à Ciência!

Viva a Ciência!

Por uma Ciência Viva!

Brindemos a nossa existência com a Ciência!

Viva!

Concomitantemente à VII RECONCITEC, ocorrerão o XV Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XV SEPIP), o VI Simpósio de Extensão, o II Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB: Os primeiros não serão os últimos, a IX Feira Acadêmica de Economia Solidária (IX FAESOL) e III Simpósio de Graduação da UFRB, tornando-se um importante espaço de diálogo sobre as políticas de pesquisa, pós-graduação, permanência qualificada e extensão da UFRB e também de apresentação das ações realizadas pelos programas e projetos inseridos em diversos Territórios de Identidade do Estado da Bahia. O público esperado para essa edição inclui toda a comunidade acadêmica (docentes, técnicos, discentes de graduação e pós-graduação) da UFRB e diversas Instituições de ensino, pesquisa e extensão a nível nacional e internacional, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul), dentre outros.

Tema: Viva a Ciência!

Data: 30/11 à 03/12/2021

Local: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Evento a ser realizado de forma virtual, com transmissão das atividades em: TV UFRB, Redes Sociais: Instagram e Facebook .

Público-Alvo: Discentes, Docentes, Técnicos da UFRB e Pesquisadores do Brasil e exterior.

Palestrantes:
A grade de palestrantes será divulgada em breve!

Inscrições:

1 - Cadastro no Sistema de Eventos:

Para realizar a sua inscrição na RECONCITEC 2021, adote os seguintes procedimentos:

• Clique no botão "Inscrição/submissão"
  • Clicar no botão "criar conta"
  • Insira os dados solicitados
  • CPF
  • Nome completo (O nome informado será o mesmo disponível no certificado do evento)
  • Senha
  • Indique por gentileza, se possui algum tipo de necessidade especial
  • Clicar em "Registrar"

2 - Inscrição na VI RECONCITEC: