EDUFRB: as mais recentes publicações dos docentes do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), para leitura on-line ou download gratuito.

EdufrbCapa

Tecnologia em Alimentos e inovação na Educação do Campo
 Autor(a) / Org.: Kássia Aguiar Norberto Rios, Liz Oliveira dos Santos e Samantha Serra     Costa Ano: 2021

Páginas: 242 ISBN: 978-65-88622-94-0

A defesa pela criação do Curso Superior de Tecnologia de Alimentos, na Universidade  Federal do Recôncavo da Bahia, é fundamentada em uma análise da realidade da agricultura familiar e camponesa, a qual tem se mostrado uma análise correta. A agricultura familiar e camponesa produz 70% dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros. É uma produção com grande agrobiodiversidade, contudo, esses sistemas produtivos necessitam processar os alimentos, tanto para agregar valor, como garantir maior tempo de vida e acessar mercados institucionais. Diante desse cenário que o Curso Superior de Tecnologia em Alimentos é construído e como marco nesse percurso de inovação pedagógica e compromisso político com os povos do campo e suas lutas, que apresentamos o presente livro, intitulado “Tecnologia em Alimentos e Inovação na Educação do Campo”.

EdufrbCapa2

Educação do Campo: protagonismo, resistência e movimento
Autor(a) / Org.: Ana Paula Inacio Diório, Analdino Pinheiro Silva Filho, Idalina Souza Mascarenhas Borghi e Priscila Brasileiro Silva do Nascimento Ano: 2021

Páginas: 368 ISBN: 978-65-87743-14-1

Fazer-se presente na universidade pública, ser protagonista de sua própria história e resistir em movimento de luta pela terra, pela manutenção da vida, da biodiversidade, de seus territórios e por uma educação que dê conta dessa realidade concreta, material...é assim que os sujeitos do campo imprimem em suas trajetórias e produções acadêmicas no Ensino Superior, a grandiosidade da Educação do Campo e de seus processos formativos, conforme podemos ver sistematizados no Ebook EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROTAGONISMO, RESISTÊNCIA E MOVIMENTO. Estas são questões postas no conjunto de textos que compõem este livro produzido pela diversidade de estudantes e professores/as da LEdoC do CETENS/UFRB a partir de investigações sobre temas concernentes aos princípios e práticas da formação de educadores/as do campo, alternância pedagógica, agroecologia, escola do campo, economia solidária, cooperação e trabalho na agricultura familiar, questão agrária, saberes tradicionais, sistemas agroalimentares, territorialidades e movimentos sociais do campo.