Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID) do CETENS, publica edital para seleção de aluno especial.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), torna público o processo seletivo para o ingresso de alunos especiais no Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID), no segundo semestre acadêmico de 2022.

Serão ofertados os componentes curriculares isolados abaixo caracterizados.

9.1.1.1 PGSS066 - EDUCAÇÃO DO CAMPO (Carga Horária: 51 horas) Dia e Horário: Sexta-feira (Turno: Vespertino) Docente responsável: Leila Damiana Almeida dos Santos Souza Ementa: Discute aspectos históricos, epistemológicos e normativos da Educação do Campo. Aborda princípios, conceitos e pressupostos metodológicos inerentes à organização do ensino e da aprendizagem da escola do campo. Estuda práticas educativas relacionadas aos aspectos políticos, socioeconômicos e culturais do campesinato, considerando os espaços escolares e não escolares e os diferentes saberes. 

9.1.1.2 PGSS074 - EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (Carga Horária: 51 horas) Dia e Horário: Quinta-feira (Turno: Vespertino) Docente responsável: Ana Paula Inácio Diório Ementa: A Educação das Relações Étnico-Raciais. Comunidades indígenas no Brasil e a formação étnica do povo brasileiro. História e Cultura Africana, Indígena e Afro-brasileira. Racismo Estrutural no Brasil. Ideologia da Democracia Racial. Negritude, Índio e Escola. Cultura Negra, indígena e a Educação Brasileira. Comunidades Negras, Indígenas Rurais e quilombolas – território e questão agrária; inclusão produtiva e desenvolvimento local em comunidades tradicionais; Políticas Afirmativas em educação; Políticas Afirmativas para comunidades tradicionais. 9.1.1.3. PGSS069 - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO ESCOLAR (Carga Horária: 68h) Dia e Horário: Sexta-feira (Turno: Matutino) Docentes responsáveis: Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão e Teófilo Alves Galvão Filho Ementa: Estudo sobre a trajetória de construção do conceito de Tecnologia Assistiva nos âmbitos internacional e nacional, e os debates atuais sobre este conceito. As diferentes formas de classificar a Tecnologia Assistiva. O público-alvo da Tecnologia Assistiva. As características interdisciplinares da Tecnologia Assistiva, seus objetivos e finalidades. Os produtos de Tecnologia Assistiva e sua relação com a educação.  

Período das Inscrições: de 26/05  a 14/06/2022

Acesse o Edital do Processo Seletivo aluno especial 2022.2

As inscrições serão exclusivamente através da Plataforma SIGAA/UFRB

Acesse o Manual do Candidato para realizar a inscrição no processo seletivo.

Dúvidas e esclarecimentos exclusivamente através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Formulários:

ANEXO I - REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA  UFRB

ANEXO II - DECLARAÇÃO DE HIPOSSUFICIÊNCIA FINANCEIRA

ANEXO III - Formulário para interposição de recurso contra decisão relativa ao Processo Seletivo

ANEXO IV - AUTODECLARAÇÃO DE VERACIDADE DE INFORMAÇÕES APRESENTADAS

ANEXOS COPARC:ANEXOS COPARC:

ANEXO A - AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

ANEXO B - TERMO DE AUTODECLARAÇÃO DE IDENTIDADE INDÍGENA – TADII

ANEXO C - TERMO DE AUTODECLARAÇÃO DE IDENTIDADE QUILOMBOLA – TAIQ

ANEXO D - DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO PARA MORADORES REMANESCENTES DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS

ANEXO E - TERMO DE AUTODECLARAÇÃO DE PESSOA TRANS (TRANSGÊNERO, TRANSSEXUAL, TRAVESTI) - TAPT

ANEXO F - FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ANEXO G - MODELO RELATÓRIO DE DESCRITIVO DE FUNCIONALIDADE

ANEXO H - FORMULÁRIO DE INTERPOSIÇÃO DE RECURSO COPARC

Fim do conteúdo da página