Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

As inscrições para os Treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES estão abertas e acontecem durante todo o mês de junho.

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza às instituições de ensino e pesquisa no Brasil um leque grande e variado da produção científica nacional e internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com textos completos, bases referenciais, bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

A comunidade acadêmica da UFRB deve acessar o Portal de Periódicos da CAPES através do "Acesso CAFe" (Comunidade Acadêmica Federada) na home page do Portal:

1 - Acesse o Portal de Periódicos da CAPES:

https://www-periodicos-capes-gov-br.ez278.periodicos.capes.gov.br/

2 - Clique no Acesso CAFe;

3 - Em "Selecione uma Instituição", Identifique a UFRB e clique em enviar.

4 - Para se autenticar utilize o login (mesmo do SIGAA/ SIPAC), e a senha já utilizados na UFRB.

5 - Para acessar os treinamentos, é preciso fazer login no Meu Espaço (ou, caso ainda não possua identificação, é possível fazer o cadastro na hora, clicando em “Novo usuário”).

 

Treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES

Treinamento CapesOs treinamentos do Portal de Periódicos ajudam o usuário a navegar de forma mais simples pelo site e a conhecer melhor o conteúdo disponibilizado no Portal. Em junho, o cronograma de treinamentos abordará as seguintes áreas do conhecimento: Multidisciplinares; Linguística, Letras e Artes; Ciências Exatas e da Terra e Engenharias.

Acesse Treinamentos – Calendário e inscreva-se! E para consultar o cronograma, vá em Treinamentos – Materiais de apoio.

Como se inscrever:

- Realizar login no Meu Espaço (ou, caso ainda não possua identificação, é possível fazer o cadastro na hora, clicando em “Novo usuário”);
- Entrar na área de Treinamentos – Calendário;
- Selecionar a turma que se encaixa melhor no perfil do interessado;
- Clicar em “Solicitar inscrição”;
- Acompanhar, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso.

O e-mail de confirmação é enviado em até 48 horas antes da data da aula. Os treinamentos são gratuitos e os participantes podem avaliar o treinamento e fazer o download do certificado digital, acessível pelo Meu Espaço, no menu Treinamentos cursados.

Os treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES são on-line, gratuitos, interativos e em tempo real. O calendário abrange todas as áreas do conhecimento e os horários são intercalados para possibilitar a participação do maior número de usuários em todo Brasil. Além de aprender como realizar a pesquisa no acervo científico e conhecer os serviços disponíveis no site, os treinamentos abordam os conteúdos com a participação dos representantes das editoras que oferecem uma visão mais ampla dos periódicos e bases de dados.

Para participar, faça sua inscrição e aguarde a confirmação por e-mail. Você receberá o link para a sala virtual com todas as orientações de acesso e terá certificado de participação após o treinamento. Lembrando que é necessário se identificar primeiro no Meu espaço para visualizar as turmas com inscrições abertas. Confira o calendário abaixo e caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a equipe pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

CALENDÁRIO:

CalendrioTreinamento CAPES 

Fim do conteúdo da página