A Biblioteca do CETENS/UFRB relança o projeto “Geladeira Literária – Leitura e Transformação”, suspenso durante a pandemia por COVID -19.

POR QUÊ?Geladeira Literria Insta

O projeto “Geladeira Literária - Leitura e Transformação” se propõe a ser uma biblioteca popular, alimentada por todos nós, comunidade acadêmica e público externo à universidade. Foi desenvolvido inicialmente como um espaço de troca de livros de literatura, entendida aqui enquanto instrumento artístico de expressão do conhecimento e da vida humana. Mas, como já era previsível em um projeto como este, ele ganhou vida própria, e se tornou um espaço de troca de livros em geral: literatura, científicos, didáticos, referência (dicionários e enciclopédias), etc.

Ler enriquece a cultura, desenvolve a reflexão e o pensamento crítico, contribui não só para a formação acadêmica ou do cidadão, indo além, para a formação transformadora do ser humano.

O leitor comum, o pesquisador, o crítico deve buscar enriquecer seu quadro de referências, tornando-o o mais universal possível em direção a construção permanente do pensamento autônomo diante do mundo ao nosso redor.

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. ” (FREIRE, 2011, pág. 19).

Além disso, a formação acadêmica envolve não apenas o conteúdo formal, mas, a formação cidadã e da consciência sustentável conectada às soluções adequadas ao meio ambiente e à sociedade. Por isso, aqui somou-se a leitura entendida enquanto

instrumento de ampliação do conhecimento e desenvolvimento do ser perante a vida, e, a ação sustentável com o reaproveitamento de um objeto que ora seria descartado, ambos, contribuindo para a construção dinâmica do sujeito.

Nesse contexto, este projeto se propõe a ser uma contribuição para a formação contínua de cada indivíduo, levando em consideração todo o universo contido nos livros. Além de buscar intensificar cada vez mais a interação entre a Biblioteca e as pessoas, de modo a suscitar a integração coletiva e promover o incentivo e o acesso à leitura.

COMO FUNCIONA?

Os livros são de livre acesso, qualquer pessoa pode levar o livro escolhido, e, ao terminar a sua leitura devolve para que outra pessoa possa desfrutar daquele conteúdo. Qualquer pessoa também pode doar, desde que sejam livros que não estejam com o conteúdo muito defasado e em bom estado de conservação, possibilitando a sua leitura. Ah, não podem ser fotocópias de livros!

PARA QUEM?

Toda a comunidade acadêmica e externa a universidade que anseie nutrir-se deste incrível mundo dos livros, e que deseje contribuir com o projeto.

ONDE?

Geladeira Literária posicionada próxima à PROPAAE/ CETENS.

Alimente a nossa Geladeira Literária! Doe, leia, devolva!

Geladeira insta

Geladeira insta 2

Arte da geladeira: artista plástico feirense - Júlio Firmo.

Apoio: Matiz (Cores e Tintas)