UFRB oferta 2.720 vagas em 55 cursos de graduação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024.

sisu2024 feed

Será realizada apenas uma edição neste ano, do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada de 2024, com o período de inscrição de 22 a 25 de janeiro.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai ofertar 2.720 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, sendo 1.075 vagas para ampla concorrência e 1.645 vagas para cotistas, distribuídos entre 55 cursos de graduação, nos campi de Amargosa, Cachoeira/São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

Em 2024, a edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos às vagas ofertadas pelas instituições participantes, dentre elas, a UFRB. Os candidatos devem se inscrever por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior de 22 a 25 de janeiro. O resultado da chamada regular do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro.

Serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestres de 2024, de acordo com o Termo de Adesão assinado pela UFRB. As aulas do primeiro semestre estão previstas para começar em 04 de março e o segundo semestre inicia em 19 de agosto.

A decisão de unificar o Sisu, em única etapa, partiu do Ministério da Educação (MEC). Poderão se candidatar a uma das vagas ofertadas pela UFRB quem participou do Enem 2023 e não zerou a prova de redação.

Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas da UFRB. Sendo que os cotistas não convocados nessa classificação, serão também classificados nas modalidades de vagas estabelecidas nessa nova lei, sendo: Pretos, Pardos e Indígenas (PPI1 e PPI2), Quilombolas (Q1 e Q2), Pessoa com Deficiência (PCD1 e PCD2) e Escola Pública (EP1 e EP2) - os números 1 e 2 referem-se, respectivamente, à Baixa renda e Independente a renda.

Novidades

Entre as novidades desta edição do Sisu 2024, as vagas para Pessoa com Deficiência (PCD) e para Quilombolas serão específicas.

Outra novidade desta edição do Sisu é a atualização da lei de cotas, nº 12.711/2012, que incluiu a demanda de quilombolas como beneficiários da reserva de vagas e reduziu o valor da renda familiar que precisa ser comprovada para os candidatos que concorrem às demandas de baixa renda. Antes, o valor era de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família, agora é de até 1 salário mínimo por pessoa da família.

Não haverá mais as modalidades L1D, L2D, L3D e L4D.

Segundo semestre

No caso das vagas disponibilizadas cujo início das aulas ocorrerá no segundo semestre, serão aplicadas as seguintes regras: As vagas serão preenchidas pelas instituições exclusivamente segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); O candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, porque isso dependerá da sua classificação no curso pretendido, mas concorrerá às vagas do ano inteiro com uma única inscrição; e todos os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis para a chamada regular deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

Informe-se

Leia o Edital.

Confira o Quadro de Vagas Ofertadas no SISU/UFRB 2024.

Saiba mais sobre os cursos de graduação da UFRB.

Para ficar informado, acesse: https://www.ufrb.edu.br/portal/prosel

Receba as novidades do Sisu 2024.1 da UFRB no seu celular acessando o canal do Prosel no Telegram: https://t.me/proselufrb

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.

Com informações do Portal do MEC.